“A internacionalização da Hinojosa começa em Portugal”

A Hinojosa é uma empresa especializada na produção de embalagens há mais 70 anos e líder de mercado em Espanha, além de ser considerada um dos principais grupos familiares. Com um crescimento acentuado nos últimos anos, a empresa espanhola adquiriu a empresa Graphicsleader, líder em Portugal no setor das embalagens, abrindo assim as portas à internacionalização e reforçando a sua posição no mercado ibérico de embalagens.

0
223

Foi no final do mês de maio que a empresa espanhola Hinojosa terminou a aquisição da empresa portuguesa Graphicsleader. Ambas líderes no setor das embalagens, nos seus países, estas empresas fazem agora parte integrante do mesmo grupo. Esta aquisição representa o primeiro passo da Hinojosa para a internacionalização.

Especializada há mais de 70 anos em embalagens, a Hinojosa tem vindo a crescer, enquanto grupo de empresas familiar, e a expandir o seu negócio. Em 2019, o grupo espanhol fechou o ano a faturar 418 milhões de euros, mais 5% do que em 2018. Além disso, ainda realizou a aquisição de duas outras empresas espanholas, também elas do setor das embalagens, com vista ao alargamento da sua oferta aos clientes. Inicialmente, a Hinojosa adquiriu a Demco, localizada em Cardedeu, uma empresa que se dedica à produção de embalagens de cartão canelado para clientes cuja exigência técnica é maior. Depois, seguiu-se a aquisição da Edihor, cujo core business passa pela compra e venda de produtos complementares à embalagem, como plástico-bolha ou fita adesiva. Ambas as empresas passaram a integrar o grupo Hinojosa Packaging Cardedeu.

A aquisição da Graphicsleader, empresa portuense com mais de 125 de laboração e especializada em embalagens de alta qualidade, em cartolina e micro canelado, veio reforçar a posição ibérica na Hinojosa e representa oprimeiro passo na internacionalização do grupo espanhol.

De acordo com a administração espanhola, a empresa portuguesa possui valores muito semelhantes aos seus, com a orientação para o cliente muito patente, bem como a inovação.

Com 175 colaboradores, a Graphicsleader continuará a laborar e a ser supervisionada pela família que a geria, sendo que a Hinojosa se compromete a melhorar a produtividade e eficiência da empresa portuguesa, bem como aumentar a sua capacidade produtiva.

No que respeita aos mercados que serve, a Graphicsleader vai permitir à Hinojosa alargar a sua oferta na indústria alimentar, calçado, detergentes e têxtil e exportar 50% da sua produção para Marrocos, Argélia, França, Alemanha e Malta. Os restantes 50% destinam-se ao mercado português.O foco da empresa espanhola na constante inovação permite oferecer ao mercado sistemas de embalagem que respeitam o ambiente e há uma clara aposta na economia circular – compra de matéria-prima, design, produção e gestão de resíduos. Na base do crescimento do grupo está, de acordo com a administração, o contínuo investimento tecnológico.

O futuro passa por cimentar a sua posição no mercado ibérico, alargando a sua oferta e inovando em técnicas e matérias-primas, enquanto leva a cabo o processo de internacionalização, iniciado em Portugal, com a compra da Graphicsleader.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here