A nova tendência…”Preços Corona”!

0
1068
Ana Morgado, CEO e executive manager

A polémica da descida dos preços dos imóveis está instalada. Há várias opiniões … uns acham que os preços vão descer, outros acham que tudo se vai manter, eu acho que é tudo uma questão de ponto de vista.

No geral, todas as empresas sentiram o travão. O que é certo é que, nesta última semana, me apercebi que, dia após dia, o interesse dos clientes começava a despertar.

Os primeiros a surgir foram obviamente aqueles que neste momento procuram grandes oportunidades. As propostas de compra apresentadas são para valores completamente desadequados, feitas a frio, sem sequer conhecerem os imóveis. Nada importa, é tudo uma questão de preço. A não ser em situações limite, que deverão estar devidamente identificadas, ainda é cedo para esse tipo de abordagem.

No entanto, há imóveis que dificilmente poderão manter valores tão elevados. Quantos negócios não avançaram no último ano por questões de incompatibilidade de acordo no preço? Provavelmente não ficará surpreendido se eu lhe disser que ainda hoje esses imóveis estão para venda, uma vez que o proprietário acreditava que iria com certeza surgir alguém que lhe iria oferecer um valor um bocadinho mais alto. Não aconteceu!

A nova tendência são os imóveis a “Preço Corona”. Estamos a falar de imóveis que sofreram um ajuste em baixa, o que os torna mais atrativos para aqueles clientes que têm mesmo interesse em comprar e precisam de o fazer nesta altura por, por exemplo, terem já as condições de crédito aprovadas e poderem vir a perder algum benefício, caso o negócio não se concretize.

Não se esqueça que continua a haver oportunidades e clientes interessados em comprar. Se está a vender ou a pensar vender a sua casa, tenha em atenção que esta poderá ser a sua oportunidade de concretizar um valor mais interessante. Não sabemos ao certo o que vai acontecer, mas a expectativa da descida de preços existe e o próprio mercado vai forçar essa tendência.

Não se esqueça ainda que os estrangeiros estão fora e, embora alguns mantenham o interesse em comprar, também já perceberam que o poderão fazer por valores um pouco mais baixos. Mesmo antes de tudo isto acontecer, o fecho de um negócio implicava muitas vezes uma autêntica maratona, com um processo muitas vezes moroso e complicado, que obrigava a descidas de preço consideráveis.

Não tenhamos ilusões! Agora a OPORTUNIDADE é principalmente para si, que está a vender a sua casa. Avalie o custo de oportunidade e pense bem antes de recusar uma proposta, pois poderá não voltar a ter outra para esses valores e aí sim, vai ficar a perder.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here