AEP: a inovar a partir da experiência

0
603
Paula Silvestre, diretora de Formação e Desenvolvimento

A Área de Formação e Desenvolvimento da AEP – Associação Empresarial de Portugal está sempre ao lado dos profissionais e das empresas para suprir as suas necessidades de competências e qualificações. Como tal, foi com agilidade que respondemos às novas necessidades demonstradas pelo nosso público-alvo durante e após a pandemia.

O plano de formação foi adaptado para acontecer em formato online. Percebemos junto dos nossos formandos que, pelo estado de confinamento em que se encontravam e pela imprevisibilidade na duração do mesmo, pretendiam uma experiência formativa que pudesse reproduzir a experiência da formação presencial, ou seja, com interação, com partilha, com diálogo refletido. Assim, optamos por trabalhar na plataforma Cisco WebEx que garantia a moderação do Formador num processo de aprendizagem coletiva.

Já as soluções à medida que preconizamos em modalidade intraempresa sofreram um compasso de espera enquanto as empresas se ajustavam ao desafio que lhes era colocado, mas com a resiliência que é conhecida ao nosso tecido empresarial, discutimos a reformulação de alguns conteúdos e continuamos a formar os seus profissionais.

O nosso destaque vai realmente para a formação de ativos – empregados e desempregados. Relevamos o foco governamental na empregabilidade e na sustentabilidade e qualidade do emprego que a AEP operacionaliza através da Formação Modular para Empregados e Desempregados e a Formação Modular para DLD, projetos cofinanciados pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu. Trata-se de projetos que praticamente não conheceram interregno porquanto a sua relevância sai reforçada num contexto de maiores dificuldades socioeconómicas.

A AEP é certificada nas áreas de educação e formação que importam às empresas, com particular incidência nas áreas de audiovisuais e produção dos media, comércio, marketing e publicidade, secretariado e trabalho administrativo, qualidade e relações laborais, metalurgia e metalomecânica, turismo e lazer e segurança e higiene do trabalho. Acresce que a AEP opera de forma descentralizada no território, o que lhe permite ir ao encontro da população a formar. Com esta oferta, alinhada com o Catálogo Nacional de Qualificações, a AEP contribui para: i) dotar os ativos de competências e conhecimentos requeridos pelas empresas no curto e no médio-prazo; ii) garantir que as empresas têm ao seu dispor mão-de-obra qualificada para cumprir os projetos empresariais; iii) incrementar as qualificações da população ativa portuguesa.

Em formato online ou já presencial, respeitando todas as normas da DGS, todos os participantes obtêm o reconhecimento académico na certificação de cada curso ou formação (níveis 2 a 4). Esta oferta formativa pode ser consultada em https://www.formacaoaep.eu/plano-de-formacao/formacao-cofinanciada/ e todas as questões esclarecidas em permanência através dos contactos 229 981 753, formacao@aeportugal.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here