Apoio às famílias no regresso às aulas

Com especialidades como a Psiquiatria, Clínica Geral e Familiar, Pediatria e Psicologia, a clínica “Health Secret” tem uma visão holística da Saúde e propõe-se proporcionar bem-estar aos seus clientes. Nesta fase de regresso às aulas, a médica interna da especialidade de Psiquiatria Miriam Garrido Marguilho alerta para a necessidade de crianças e pais reconhecerem os seus medos e inseguranças.

0
248
Miriam Garrido Marguilho, médica interna da especialidade de Psiquiatria

Que trabalho é desenvolvido pela “Health Secret”?

A “Health Secret” é uma clínica que oferece consultas em diversas áreas médicas. Tem uma visão muito holística sobre a saúde e, portanto, oferece alguns cursos. É uma entidade que aposta muito na prevenção e na literacia, por exemplo, no que diz respeito à formação para famílias.

Este período de confinamento afetou o comportamento da geração mais jovem?

O que se tem visto é que este período de confinamento tem consequências mais evidentes para as crianças mais novas. Há estudos nessa área que dizem que as crianças entre os três e os seis anos mostram ainda mais sintomas relacionados com o confinamento, como a maior dependência em relação aos familiares.

Essa dependência em relação aos pais dificulta o regresso às aulas e às rotinas?

É normal e expectável que as crianças sintam uma maior ansiedade de separação. Em relação aos pais, é necessário que reconheçam em si próprios os seus medos e as suas inseguranças em relação ao regresso às aulas. Também é essencial dar espaço à criança para que ela própria manifeste os seus receios e tenha abertura para falar sobre aquilo que sente. Para além disso, é importante que os pais transmitam aos filhos que a escola é um lugar seguro, de aprendizagem e que está lá para os apoiar. De seguida, é fundamental familiarizar a criança com estas novas medidas de segurança. Para isso, devem procurar informações fidedignas de autoridades. A Ordem dos Psicólogos tem muitos manuais sobre o regresso às aulas, o site da Organização Mundial de Saúde e a UNICEF têm também muitos recursos sobre este tema.

Este momento de pandemia ficará marcado na vivência destas crianças?

Sim, sem dúvida. É um momento que não tem precedentes na história mundial. Se respondermos com base naquilo que a ciência nos diz, é muito difícil prever que consequências é que isto terá. Na minha opinião, este surto deixará marcas que não têm de ser totalmente negativas. Numa nota mais otimista, penso que as crianças que viveram esta pandemia vão olhar para este período como uma prova de que têm ferramentas para enfrentar as adversidades. No futuro, enfrentando outros desafios, terão este como exemplo de que são capazes.

Que serviços oferece a “Health Secret” que possam ser utilizados online?

Neste momento, temos consultas de psicologia online, assim como sessões de terapia da fala. Em todas as restantes especialidades, primamos por consultas presenciais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here