“Encontrar profissionais qualificados é difícil”

A AB Construções nasceu da vontade de dois engenheiros com mais de 15 anos de experiência no mercado da construção e reabilitação de imóveis. João Afonso e Marco Bento fundaram a AB Construções e acreditam que a paixão que colocam no trabalho que desenvolvem é o que os distingue dos restantes concorrentes.

0
205
João Afonso e Marco Bento, sócios-gerentes

Porquê apostar numa empresa própria, após tanta experiência de mercado?

Principalmente para criar algo diferente e que fosse nosso de raiz, satisfação pessoal e liberdade para implementar as nossas ideias e conceitos. Enquanto que numa empresa por conta de outrem o progresso da carreira depende de avaliações, numa empresa própria esse crescimento assenta noutros “pilares”, como a energia, a visão, o compromisso, o foco, a determinação, entre outros.

Qual a vossa filosofia, enquanto empresa?

A nossa filosofia baseia-se no compromisso com os nossos clientes, com os nossos parceiros no negócio, com os nossos funcionários e com a sociedade. A nossa base assenta na criatividade, inovação e no espírito de liderança. Só desta forma poderemos vencer neste mercado tão competitivo e exigente.

O que vos distingue das restantes?

A experiência, o dinamismo, a inovação, a qualidade e a diferenciação do nosso trabalho, permite distinguirmo-nos das restantes. A paixão que colocamos na nossa atividade diária permite o nosso sucesso de uma forma coerente em relação aos nossos concorrentes. A concorrência é saudável e valoriza o nosso trabalho, porque nos obriga a uma constante inovação do produto que apresentamos aos nossos clientes.

Estão presentes em vários setores, desde a construção de raiz até à remodelação. Qual a área de atividade que, atualmente, mais oportunidades oferece?

Embora existam grandes diferenças entre esses dois tipos de atividade, não existe uma grande diferença de oportunidades. O nosso objetivo é apostar nas duas, pois permitem manter o nível de trabalho da empresa, garantindo os postos de trabalho dos nossos colaboradores.

A remodelação apresenta desafios distintos da construção de raiz. Como os ultrapassam?

É um enorme desafio, que se ultrapassa com o know-how adquirido ao longo do percurso académico e profissional, implementando o maior detalhe possível, gerindo as expectativas, controlando os custos, aproveitando o melhor possível o prazo de execução. Ultrapassar os desafios torna-se mais fácil com uma equipa forte, empenhada e apaixonada pelo trabalho.

É difícil encontrar mão-de-obra para corresponder à necessidade existente?

Existe muita mão-de-obra disponível, porque a área da construção é apetecível, o problema está na falta de mão-de-obra qualificada. Encontrar profissionais com experiência é uma tarefa árdua, operários preparados para as funções que necessitam de maior qualificação é um enorme dilema.

Que análise faz do mercado, pré e pós-confinamento?

A pandemia afetou a economia nacional e mundial. Apesar de existir um ligeiro abrandamento no ritmo de crescimento da nossa área de trabalho, a empresa, para já, não está a sentir os efeitos. Continuamos com bastante trabalho e esperamos manter-nos assim nos próximos tempos.

Como antecipa os próximos tempos, no que respeita à retoma económica?

Entendemos que se aproximam tempos com alguma dificuldade. A criatividade e o empenho serão fundamentais para a retoma do ritmo existente no início do ano. Para vencermos, há que investir nos recursos humanos, na componente tecnológica e, principalmente, na retoma verde, para reduzir os impactos das mudanças climáticas. Será fundamental ninguém ficar para trás.

www.ab-construcoes.pt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here