Equilíbrio entre pessoas e tecnologia

Empresa portuguesa de consultoria, a AskBlue tem como objetivo apoiar as empresas e organizações nos processos de transformação digital, bem como na definição das suas estratégias de estruturação de negócio. Uma conversa com Ana Rosado, senior partner da AskBlue, que nos dá uma perspetiva da evolução da empresa e dos motivos por trás do seu sucesso.

2
867
Ana Rosado, partner

Como começou o projeto da AskBlue?

A AskBlue foi fundada por quatro sócios – Pedro Nicolau (CEO), Sofia Bastos Santos, Rui Couto e eu própria – todos com forte experiência de Consultoria e Gestão. O caminho de crescimento que temos feito ao longo destes anos tem sido percorrido por e em conjunto com os clientes. Atualmente já contamos com uma equipa de mais de 200 colaboradores, doa quais uma elevada percentagem de perfis séniores, com as competências e conhecimentos para endereçar os mais complexos desafios tecnológicos e de negócio. E, apesar de termos começado com um forte foco no mercado financeiro, temos vindo a desenvolver projetos, de forma crescente, em outros setores de atividade, como sejam a saúde e o retalho.

Quais são as vossas principais áreas de oferta?

A oferta da AskBlue abrange as áreas de Consultoria, Tecnologia e Outsourcing. Dada a evolução do mercado e fruto do pedido dos clientes, a empresa lançou uma nova unidade de negócio, dedicada à área de Operações já em 2019. Esta unidade, liderada pelo novo partner, Miguel Freire, incorpora a área de Application Management, responsável pela manutenção evolutiva e suporte aplicacional core e o AskBlue Technology Center (ATC), um centro de suporte focado na manutenção de aplicações, e que visa prestar um serviço remoto de manutenção evolutiva e corretiva de
aplicações criadas pela AskBlue ou por terceiros. Esta nova estrutura constitui um sólido exemplo da experiência profissional diversificada de toda a equipa, reconhecida pela sua competência no desenvolvimento de projetos, seja em ambientes nacionais e internacionais, em contextos organizacionais de grande exigência e complexidade.

A empresa tem vindo a crescer de forma contínua. Qual é a base da estratégia de crescimento da AskBlue para o futuro?

Desde o início que temos apostado na diversificação, e consideramos neste contexto quer a evolução das áreas de negócio quer dos verticais endereçados. A nova unidade de negócio de Operações é claramente parte dessa visão de crescimento que temos para os próximos anos. Adicionalmente, foi criada uma nova unidade para gerir os principais clientes e o mercado internacional, sendo a internacionalização um dos vetores de crescimento para o futuro. Esta estrutura tem como principal responsabilidade coordenar e promover as diversas ofertas nestes mercados, sendo que inicialmente teremos uma equipa dedicada que irá trabalhar prioritariamente alguns mercados específicos. Reforçámos também a nossa equipa de recrutamento para conseguirmos captar os melhores recursos ao ritmo dos novos desafios que nos apresentam, sem nos esquecermos dos desafios que a retenção de talento representa atualmente. Um objetivo de sempre – sermos um parceiro dos nossos clientes na consolidação do seu Presente e na construção do seu Futuro.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here