“Nenhum suplemento substitui uma alimentação saudável”

Tânia Francisco é nutricionista e responsável técnica da Team Transformerz, uma empresa que conjuga as três valências que mais contribuem para a manutenção da saúde – Nutrição, Treino e Psicologia/Coaching. Criada há sete anos, já tem provas dadas junto dos seus clientes, mas a procura por fazer sempre mais e melhor é uma constante.

0
200
Tânia Francisco, nutricionista e responsável técnica

Como explica o papel da Covid-19 no enfraquecimento do sistema imunitário?

O Coronavírus tem maior facilidade de infetar pessoas que tenham algum grau de comprometimento do sistema imunitário. O seu papel no enfraquecimento do mesmo, bem como a resposta imunitária desencadeada pelo nosso corpo, permanecem alvo de estudos, embora algumas descobertas tenham sido feitas recentemente.

Como podemos evitar que tal aconteça?

As únicas formas de nos protegermos contra uma possível infeção são o distanciamento social e as boas práticas de higiene. Contudo, pessoas saudáveis poderão correr menos riscos de serem infetadas e, em caso de infeção, poderão permanecer assintomáticas ou ter uma recuperação mais fácil e célere. Palavra chave – “PODERÃO” -, cada pessoa é uma pessoa e a forma como cada organismo responde é única.

É possível garantir um sistema imunitário reforçado através da alimentação?

Uma alimentação equilibrada não vai reforçar o sistema imunitário, mas uma alimentação pobre em vitaminas, minerais e fibras pode contribuir para o comprometimento do mesmo. E nenhum suplemento substitui uma alimentação saudável. O padrão alimentar equilibrado, no que ao seu conteúdo em macro e micronutrientes diz respeito, com uma presença forte de alimentos naturais, por oposição aos alimentos processados tem, de facto, um grande contributo na manutenção de um sistema imunitário competente.

Em caso de infeção por Covid-19, o que fazer para recuperar o sistema imunitário da forma mais plena possível?

É necessário voltar a um padrão alimentar que assente nas premissas que são recomendadas a todos nós, e aqui a roda dos alimentos é uma excelente referência. Além disso, de quanto mais preparação os alimentos necessitarem, melhor, tudo o que seja muito prático, rápido e fácil não deve ser opção.

Como se relaciona a Psicologia e o Coaching com a Nutrição e o Treino?

A Psicologia tem uma importância determinante, pois sem ela é muito frequente os esforços por manter uma rotina nutricional equilibrada e um hábito regular de prática de exercício físico não se manterem. Apostamos em ensinar as pessoas a fazer uma alimentação inteligente e a abraçar um estilo de vida flexível, em que o nosso apoio é constante, mas as pessoas ganham autonomia para controlar a sua alimentação e os seus hábitos, sendo as escolhas integralmente suas.

Pessoas que treinam e se focam em si mesmas têm comprovadamente uma maior resistência às doenças?

A combinação de equilíbrio emocional, nutricional e físico é a grande arma na manutenção do equilíbrio do sistema imunitário. Existem estudos que mostram isso. Mas a moderação é sempre a palavra-chave, já que tudo o que nos faz bem, quando em excesso, pode ter efeitos prejudiciais. Temos orgulho de ser o único serviço nacional que oferece as três valências mais importantes na manutenção da saúde, tanto do ponto de vista físico, como mental e emocional. Temos vindo a evoluir desde o início, indo ao encontro das necessidades que todos temos nos dias de hoje.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here