“O mercado está a aumentar a procura pelos nossos produtos”

A Ameno tem 15 anos de mercado e possui mais de 300 equipamentos na sua frota de aluguer. O seu core business centra-se na venda e aluguer de equipamentos de climatização e controlo de humidade alternativos ao tradicional ar condicionado, como explica Nuno Couceiro, CEO desta empresa.

0
280
Nuno Couceiro, CEO

Como avalia a sua experiência no mercado e a evolução do mesmo?

A Ameno iniciou a sua atividade em 2005 e presentemente dedica-se ao aluguer e venda de equipamentos de climatização e controlo de humidade alternativos ao ar condicionado, sendo atualmente a empresa de referência no mercado deste tipo de soluções. Somos representantes para Portugal dos maiores fabricantes mundiais destes equipamentos. O mercado tem aumentado a procura dos nossos equipamentos, não só na vertente de aquisição, mas também de aluguer e esperamos continuar a crescer significativamente nos próximos anos.

Que produtos tem para oferecer e quais as características que os distinguem do aparelho de ar condicionado tradicional?

A Ameno disponibiliza seis linhas de produtos: duas de arrefecimento evaporativo (Cooler e Mist) que funcionam apenas com água e eletricidade, duas de aquecimento (Heater e Term), que apenas utilizam eletricidade e as últimas duas mais dedicadas ao controlo de humidade, a Fog, que são aspersores de alta pressão, e a Dry, que são desumidificadores industriais de absorção. As principais diferenças em relação aos aparelhos de ar condicionado são o baixo consumo energético, os reduzidos custos de instalação, manutenção e a não utilização de gases com efeito de estufa. Outras características diferenciadoras dos nossos produtos são a portabilidade e a possibilidade de utilização no exterior.

Quais os mais adequados atualmente, no que respeita à questão pandémica e ao arejamento dos espaços?

Os equipamentos Cooler utilizam o ar exterior para baixar a temperatura, pelo que permitem a introdução de ar fresco nos edifícios, o que é uma recomendação das autoridades de saúde. Por outro lado, os equipamentos Term são infravermelhos de onda curta, permitem aquecer os postos de trabalho mesmo quando há necessidade de arejar os edifícios, permitindo dar conforto térmico aos trabalhadores no Inverno.

Durante este período pandémico, verificou-se um aumento dos pedidos para a aquisição deste tipo de equipamentos?

Não. Como já antecipávamos, houve um aumento da procura do aluguer de equipamentos que foi rapidamente suprida com a nossa vasta frota de aluguer, mas verificámos uma retração do investimento por parte das empresas. Mesmo assim, mantivemos o volume de faturação em termos de vendas.

Em que áreas de atividade são aplicáveis os equipamentos que comercializam?

O setor industrial representa mais de 60% da nossa atividade. O setor da restauração, apesar das dificuldades, está a aumentar a procura pelos nossos produtos e serviços devido à necessidade de rentabilizar os espaços exteriores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here