“Preparamos o estudante para ser um profissional global”

A Universidade Europeia, o IADE e o IPAM são instituições académicas reconhecidas pelo seu modelo académico único. Francisco Teixeira, diretor-geral, explica exatamente como se caracteriza o modelo de aprendizagem destas instituições e quais as apostas para o próximo ano letivo.

0
292
Francisco Teixeira, diretor-geral Universidade Europeia e IPAM

Como caracteriza a aposta na investigação e a sua evolução, no que respeita às áreas que mais se destacam?

A Universidade Europeia tem vindo a implementar uma estratégia para a área da investigação científica que visa não só reforçar o reconhecimento da instituição enquanto promotora de conhecimento científico, mas também captar talentos e recursos e despertar vocações para a investigação. Procuramos, assim, criar um ecossistema dedicado à Investigação & Desenvolvimento, como pilar da oferta formativa disponibilizada.

O que caracteriza o modelo de ensino da Universidade Europeia como único?

A Universidade Europeia distingue-se pela sua capacidade de inovação e pelo seu modelo académico único e diferenciador, construído sobre o princípio de “Problem-based learning”. Este modelo fomenta os princípios da qualidade, da internacionalização, da tecnologia e da aproximação às empresas e ao mercado de trabalho. A Universidade Europeia oferece o acesso a um ensino de qualidade, personalizado e centrado no estudante, preparando-o para ser, no futuro, um profissional global, com todas as competências para alcançar o sucesso profissional em qualquer parte do mundo.

Que oferta académica tem disponível para o ano letivo 2020-21?

As nossas instituições têm um portfólio diversificado e de qualidade em áreas distintas, que foi reforçado para o próximo ano letivo. Na parte das licenciaturas destacam-se, na Universidade Europeia, as licenciaturas nas áreas de Gestão; Recursos Humanos; Direito; Turismo; Gestão Hoteleira; Desporto e Psicologia. No IADE, as licenciaturas nas áreas de Design, Marketing e Publicidade, Comunicação, Fotografia, Informática e Tecnologias Criativas. No IPAM, as licenciaturas em Gestão de Marketing, que estão disponíveis em regime presencial e à distância e a Licenciatura Global em Marketing (lecionada em inglês). Em termos de Mestrados, temos também uma oferta diversificada e de excelência, nomeadamente em Fisiologia do Exercício, Recursos Humanos, Gestão, Gestão do Turismo e Hotelaria, e Psicologia Clínica e da Saúde na Universidade Europeia; os Mestrados em Design e Publicidade. Comunicação Audiovisual e Multimédia, Branding e Design de Moda, Design Management, Design do Produto e do Espaço, Design e Cultura Visual no IADE; e os Mestrados Gestão de Marketing e Mestrado Global em Marketing do IPAM.

As três instituições – Universidade Europeia, IADE e IPAM – têm muito presente a internacionalização. É crucial preparar os jovens para uma carreira internacional?

As três instituições têm-se distinguido ao longo destas décadas por apostar na internacionalização, sendo que todas apresentam uma metodologia de ensino exigente e próxima da realidade empresarial, que visa a participação ativa do estudante no seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, preparando-o para uma carreira internacional. Para além de disponibilizarmos, na nossa oferta formativa, programas globais, lecionados inteiramente em inglês, promovemos também a experiência de mobilidade internacional através de parcerias com entidades de referência no contexto global que são também fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes como profissionais globais.

Que desafios existirão, no próximo ano letivo, no que respeita à conjugação do modelo de aulas presencial com a segurança necessária aos alunos?

Será seguramente um ano letivo diferente, desafiante, mas para o qual estamos preparados. Na Universidade Europeia, no IADE e no IPAM temos um projeto para o ensino a distância que permite aos estudantes e às sua famílias olhar com otimismo e confiança para o futuro assegurando a qualidade da aprendizagem ao longo da formação. Para o próximo ano letivo, as nossas instituições estão preparadas para apresentar uma inovadora proposta de ensino, denominada EXPERIENTIAL LEARNING HYFLEX, que procura responder não apenas aos desafios do presente, mas também antecipar as necessidades de aprendizagem do futuro nas suas dimensões tecnológicas. Este modelo combina as fundamentais aulas presenciais (que se mantêm como o pilar de atuação, mas que se tornam cada vez mais práticas e personalizadas) de contacto direto com os professores e as necessárias aulas à distância que acompanham a digitalização dos processos sociais. Está assente numa componente tecnológica e, ao mesmo tempo, na personalização dos processos de ensino e de aprendizagem, visando integrar os diferentes ritmos e necessidades dos estudantes, que podem aceder permanentemente aos conteúdos das aulas quando e onde o desejarem. Esta transformação passa pela integração plena da tecnologia na vida académica e pela utilização dos respetivos meios tecnológicos, dando aos estudantes a possibilidade de personalizar o seu modelo de aprendizagem, tornando-o mais orgânico e adaptado às suas circunstâncias pessoais e profissionais. Pretendemos distinguir-nos, cada vez mais, por uma oferta académica inovadora e de referência, que aposta na autonomia do estudo, nas aulas flexíveis e na possibilidade de os estudantes usufruírem de conteúdos exclusivos que estarão permanentemente disponíveis através do seu telemóvel ou computador, em qualquer lugar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here