Rita Roccha: corajosa e apaixonada por desafios

Rita Roccha saiu de Maceió e fez-se uma cidadã do mundo há mais de 20 anos. Resiliente e corajosa, a consultora é uma líder nata que tem trabalho reconhecido no Brasil, em Portugal e em Angola, onde é presença assídua em programas de televisão e rádio.

0
552
Rita Roccha, empresária, escritora e palestrante (Foto: Ana David)

Apaixonada pela vida, a empresária e palestrante iniciou o maior desafio da sua vida quando decidiu abandonar o conforto de casa, no Brasil, pela desconhecida África. Em duas décadas de carreira, as novas conquistas, tanto pessoais como profissionais, têm sido uma constante.

“Falar de nós é desafiador mas posso dizer que a Rita é uma brasileira do nordeste, de Maceió (Alagoas), que saiu de casa aos 21 anos para ir viver para Angola. Naquela altura, em 2001, o país ainda estava em guerra. Aquela viagem tornou-se no meu maior desafio, profissional e pessoalmente. Sou mãe de um jovem de 19 anos e mulher, como tantas. Como pessoa, não só me considero resiliente como corajosa. Em pouco mais de 20 anos, orgulho-me de ter conquistado um Phd em Gestão de Negócios Internacionais, de ser escritora e uma executiva de relevância, tanto no Governo brasileiro como no angolano”.

Profissional reconhecida, a sua vida viria a mudar após um período pessoal conturbado. Em 2017, voltaria a ganhar a alegria que a caracteriza e um novo rumo: as palestras. A consultora e coach é especialista em negociação, persuasão e gestão de conflitos.

“O foco nos resultados faz parte do meu perfil comportamental. Sou uma pessoa muito focada, isso vem da minha forma de ser e de estar e da coragem com que assumo novos projetos. Enquanto consultora, o meu objetivo final é fazer os negócios crescerem. Sou, inclusivamente, conhecida como ‘Banco de Ideias’”, resume, sobre as principais características que transmite no seu trabalho.

Depois de muitos sucessos em Angola e no Brasil, Rita Roccha desenvolve atualmente projetos em Portugal e um pouco por toda a Europa: “Neste momento, lidero negociações que envolvem crude, minérios e outras commodities. Além disso, acompanho empresários e investidores que querem internacionalizar os seus negócios e levá-los para outros mercados”. Numa altura de crise, em que a reinvenção pessoal e profissional é necessária, os processos de consultoria, business coaching para executivos e mentoria para empreendedores são também uma parte importante das atividades desenvolvidas por Rita Roccha, que se dedica, ainda, a apoiar as mulheres, através das palestras e sessões de coaching que desenvolve em prol do género feminino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here