“Temos uma função económica e social importante”

A Dourado’s Consultores de Seguros comemorou 25 anos de atividade no dia 25 de Agosto. David Dourado, o fundador e CEO desta empresa, falou sobre o seu percurso, a evolução do mercado e de como a Dourado’s se posicionou para fazer frente à pandemia.

0
280
David Dourado, diretor e consultor de seguros

Como avalia estes anos de atividade e a evolução do mercado?

Quando iniciei a minha atividade, não conhecia nada desta área e especializei-me em seguros do ramo Vida. Rapidamente me tornei numa referência da mediação de seguros deste Ramo. Sou dedicado e muito focado nos meus objetivos e é isso que faz, também, a Dourado’s crescer. O mercado segurador evoluiu muito, tornou-se muito mais complexo, mas também mais transparente e os clientes começaram a ter acesso a informação que antes não lhes era facultada. A nossa função é mediar os interesses dos clientes e os das seguradoras, assegurando que nos posicionamos sempre do lado de quem tem razão.

O seguro de vida crédito habitação pode agora ser feito cobrindo apenas 50% do capital do empréstimo. Como avalia esta questão?

Na verdade, não houve nenhuma alteração. Desde sempre, alguns bancos permitiam um empréstimo para crédito habitação onde apenas 50% do capital estava assegurado. Todavia, tal só era possível quando existia um casal a fazer o pedido e um dos candidatos via o seguro recusado. Esta prorrogativa recente foi uma sugestão do Governo – quando foi divulgada a hipótese de se recorrer às moratórias bancárias, o Governo sugeriu assumir 50% dos incumprimentos, mas como a legislação deste assunto nunca aconteceu, essa hipótese não existe. Portanto é uma falsa questão. Alerto também para o facto de que não se deve fazer um seguro de vida para crédito habitação no Banco. Os consultores de seguros são os verdadeiros profissionais e especialistas. Conseguem fazer seguros com condições muito mais favoráveis e mais fiáveis.

Com que seguradoras trabalha?

Trabalho com praticamente todas as seguradoras do mercado, o que me dá a garantia de ter sempre a solução mais apropriada à necessidade de cada cliente. A parte menos boa desta estratégia é que não tenho uma grande concentração de clientes em nenhuma seguradora, mas o meu reconhecimento vem da minha forma profissional de trabalhar os produtos e os clientes. Também nunca falhei nenhum pagamento a uma seguradora. Temos uma função económica e social importante e não devemos esquecer-nos dela. Um seguro mal feito pode impedir uma empresa de recuperar de um sinistro e colocar o seu futuro em causa.

Como caracteriza a relação da Dourado’s com os clientes?

Não nos vemos como Mediadores de Seguros. Somos Consultores ou Conselheiros de Seguros e trabalhamos as carteiras de uma forma proactiva, porque o mercado e os negócios são muito dinâmicos. As necessidades das empresas evoluem e temos de estar atentos, para percebermos essas variações e propormos aos clientes a melhor solução para os seus seguros. Não temos horários, estamos sempre disponíveis. Muitos dos meus clientes chegam-me por recomendação, o que é uma responsabilidade acrescida, mas reconheço que confiam muito no nosso trabalho. Este ano alcançámos a marca dos 10 mil clientes. É um marco importante e um orgulho. Sei que já ajudei muitas pessoas, em virtude dos seguros que lhes vendi, pois procuro sempre conhecer o cliente e o seu negócio, quando se trata de uma empresa, e garanto que as suas necessidades ficam asseguradas. Recentemente, um cliente entregou-me a sua pasta de seguros, sem nunca me ter visto antes. Confiou na recomendação que de mim fizeram, para que eu estude os seguros que tem e lhe proponha as soluções mais adequadas para os seus seguros.

Esse reconhecimento é resultado do mérito granjeado ao longo destes anos de trabalho?

Sim. Logo quando comecei, especializei-me numa área difícil e, rapidamente, comecei a ser reconhecido como um dos melhores mediadores de seguros do Ramo Vida. Isso é resultado da vontade, da ética, da nossa cultura, da capacidade de gestão de objetivos e de uma determinação que me faz continuar a trabalhar até conseguir aquilo a que me propus. Transmito estes valores à minha equipa e é essa preparação e conhecimento do mercado que nos faz ser recomendados.

www.dourados.pt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here