Uma proximidade condenada ao sucesso

17 de Novembro de 2002, Rua Carlos Seixas, Coimbra. Foi nesta zona urbana no centro do país, que Rui Guedes criou uma rede imobiliária que se tornou, inevitavelmente, uma das maiores e mais credíveis do país: o grupo Soluções Ideais. E foi exatamente no mês em que comemora 17 de anos de vida que a Valor Magazine entrou no coração da marca, em Coimbra, e foi ao encontro de Rui Guedes, Diretor Geral da Soluções Ideais, que explicou à revista os modelos e as inovações que não só conquistaram a confiança dos portugueses como resultaram na arrecadação de várias distinções ao longo da última década.

0
149
Rui Guedes, diretor geral Soluções Ideais

“O que mais me orgulha neste grupo é que das seis pessoas que originaram este projeto – comigo incluído -, quatro continuam hoje na estrutura” começa por desvendar o empresário Rui Guedes, enquanto realça a importância de manter uma estrutura sólida ao longo dos anos, e como essa fórmula se traduz em parte do sucesso concretizado até hoje. “Foi um projeto que desenvolvemos com algum background que já trazíamos do setor imobiliário, e em que pudemos implementar o nosso modelo e os nossos valores, em vez de optar por uma empresa onde a quantidade e os números é que imperam”, explica o diretor geral do grupo Soluções Ideais, que iniciou o projeto após ter trabalhado numa dessas agências, onde confessa “ter aprendido tudo o que não se deve fazer quando se trabalha com pessoas”. “Se queremos ter uma empresa no mercado e trabalhar de forma correta, então temos de dar prioridade às pessoas que trabalham connosco. Temos de saber motivá-las. Tem sido essa a base do nosso sucesso, e é essa mensagem que tentamos passar nas restantes lojas do grupo”, explica Rui Guedes, que iniciou a expansão do grupo em 2009, e que espera até 2020 chegar às 60 agências franchisadas espalhadas pelo país.

Com os serviços focados na mediação imobiliária, gestão de arrendamentos, obras e intermediação de crédito, o grupo Soluções Ideais conta já com uma presença substancial no território nacional e Rui Guedes garante que a proximidade continua a ser um valor adquirido quando se recorre à rede originada em Coimbra: “Nós queremos ser uma mediadora em que as pessoas podem confiar, pois só assim é que se obtêm resultados. Para vos dar um exemplo, as pessoas que vinham cá há 17 anos para falar com o Vítor Moreira (um dos consultores mais experientes da agência), hoje vêm cá e continuam a falar com o Vítor Moreira”, demonstra o empresário, que salienta a importância da proximidade com os clientes, quando o mercado não se encontra nos seus melhores dias: “Quando o mercado imobiliário está em alta, tudo funciona porque o negócio acontece quase naturalmente. Quando o mercado contrai, ou temos uma base sólida em que as pessoas continuam a reconhecer-nos, ou então o cenário piora bastante. Nestes 17 anos obviamente que já vimos o mercado atravessar várias fases, incluindo a crise que todos conhecemos, mas nós conseguimos sempre manter uma linha coerente em termos dos negócios que fazemos. Aliás, a nossa maior origem de negócios vem da referenciação. E isso é, sem dúvida, um fator diferenciador”, explica o empresário, enquanto aproveita para apresentar orgulhosamente à Valor Magazine a equipa que o acompanha há mais de uma década.

se queremos ter uma empresa no mercado e trabalhar de forma correta, então temos de dar prioridade às pessoas

E como se motiva, ano após ano, uma equipa de tamanha dimensão, numa área onde os resultados costumam muitas vezes ditar as leis do mercado? Rui Guedes não treme na resposta: “Como já disse antes, escolher bons colaboradores é fácil, o desafio é mantê-los. Nós aqui temos um princípio que passamos sempre à nossa rede: ajudar os outros a ter sucesso. Porque se esse sucesso for obtido, então ganhamos todos. Com tantos altos e baixos, a motivação é um fator determinante. Como motivamos? O grupo Soluções Ideais conta com uma série de dinâmicas que aconselhamos aos nossos diretores e gestores, que passam por diferentes iniciativas em que as equipas estão consequentemente envolvidas num determinado objetivo e numa dinâmica específica de clientes e imóveis que temos em carteira”, elucida o diretor geral que ressalva a ideia que “dinâmica gera dinâmica, e energia gera energia”. Com uma academia de formação própria de modo a garantir um elevado nível de serviço e motivação, a Soluções Ideais iniciou o ano de 2019 com um crescimento de 40% na sua faturação e conta já com três lojas franchising só na cidade de Coimbra.

Concentrada na necessidade dos seus clientes e na proximidade com os mesmos, a agência de mediação imobiliária, que ganhou o Prémio Cinco Estrelas em 2018, não deixa de apostar em várias medidas inovadoras no setor, sempre apostando numa marca 100% nacional. “Um dos mais recentes exemplos da vontade que temos de fazer algo diferente é a plataforma que desenvolvemos, adequada ao nosso modelo de negócios”, aponta Rui Guedes, visando a app SI – disponível no Google Play e na App Store –, que visa facilitar a consulta de imóveis de cada cliente ou o contacto com as agências inseridas no grupo.

Ainda assim, o empresário e Franchise Manager não esquece a regra que continua a imperar no setor. “Embora tenhamos uma vertente tecnológica bastante desenvolvida, não podemos esquecer que continuamos a trabalhar num negócios de emoções, e de pessoas. Há outras vias de divulgação e distribuição que, muito sinceramente, não partilham os mesmos valores que nós, pois estamos a falar de lares e de espaços privados de seres humanos. E isso exige também alguma qualificação dos clientes, na nossa opinião”, reitera.

queremos ser uma mediadora em que as pessoas podem confiar

E é na busca da constante qualificação e profissionalização do setor que o grupo Soluções Ideais, em parceria com a Coimbra Business School, lançou o seu primeiro MBA em Gestão Imobiliária, de forma a garantir que os seus colaboradores e franchisados, tantos atuais como futuros, “estejam cada vez mais preparados e eficientes para reagir aos desafios no setor”, medida essa que mais uma vez transpira inovação num setor que há muito busca por maior profissionalização. “O que precisamos para estar no mercado de uma forma profissional e credível para os nossos clientes? Creio que a filosofia tem de passar sempre por aqui”, conclui Rui Guedes, que iniciou a carreira concretizando o seu sonho de conduzir comboios pelo país, e hoje parece guiar, inevitavelmente, o grupo Soluções Ideais ao pódio das maiores e mais inovadoras mediadoras do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here