17 de novembro é Dia Mundial da Prematuridade e a XXS assinala-o com Campanha de Sensibilização “pequenas ações GRANDE IMPACTO: contacto pele-a-pele imediato para todos os bebés, em todos os lugares”

0
570

O dia 17 de novembro assinala o Dia Mundial da Prematuridade. Este dia sensibiliza para os desafios do nascimento prematuro e celebra, em todo o mundo, a vida dos bebés que nascem cedo demais e das suas famílias.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o nascimento prematuro é a principal causa de morte em crianças com menos de cinco anos; todos os anos, cerca de 15 milhões de bebés em todo o mundo nascem prematuros, ou seja, cerca de 1 em cada 10 crianças.

Este ano, no Dia Mundial da Prematuridade, sob o lema “pequenas ações GRANDE IMPACTO: contacto pele-a-pele imediato para todos os bebés, em todos os lugares “, a XXS pretende sensibilizar para os benefícios do contacto imediato pele-a-pele e dos Cuidados da Mãe Canguru (em inglês, KMC – Kangaroo Mother Care) para os bebés prematuros. O contacto pele-a-pele contínuo e prolongado entre o bebé e os pais é um pilar central do KMC. Incentiva a mãe e o bebé a tentarem amamentar, reduz os níveis de stress e reforça os laços familiares.

Estudos recentes mostram que o contacto pele a pele pode (e deve) ser iniciado imediatamente após o nascimento, mesmo antes de o recém-nascido ser considerado clinicamente estável. O contacto imediato pele-a-pele após o nascimento melhora a regulação térmica, previne infeções, induz o leite materno, tem efeitos
fisiológicos, comportamentais, psicossociais e de neuro-desenvolvimento positivos e reduz o risco de mortalidade neonatal em 40%.

Apesar dos benefícios dos cuidados pele-a-pele para os bebés prematuros e de baixo peso à nascença, a implementação do KMC como prática tem sido um desafio persistente a nível mundial. Requer uma mudança de paradigma no modelo “clássico” de cuidados na unidade neonatal, que separa a mãe e o bebé, especialmente se o bebé nascer demasiado pequeno ou demasiado doente.

Embora os bebés prematuros constituam um dos maiores grupos de doentes pediátricos em Portugal, os seus interesses e necessidades, bem como os interesses e necessidades dos pais, quase não são articulados publicamente. O Dia Mundial da Prematuridade sensibiliza, em cerca de 100 países, para os desafios que envolvem o nascimento pré-termo e educa as pessoas sobre os riscos e as consequências. O objetivo é melhorar a deteção precoce durante a gravidez, promover opções inovadoras de tratamento médico, capacitar as mães e os pais para o seu papel e reduzir significativamente as consequências a longo prazo para as crianças e as suas famílias.

Em Portugal, a XXS vai participar nos seguintes eventos:


• 17/Nov – Maternidade Dr. Alfredo da Costa (Lisboa), participação da XXS na semana de celebrações do Dia Mundial da Prematuridade
• 17 e 18/Nov – Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Coimbra), comentadora do “II Seminário Internacional IINNCARE – Inovação Tecnológica e Cuidar Humano

• 17/Nov – CHEDV Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (Sta. Maria da Feira), apresentação “Ser Prematuro numa Família Portuguesa”, no âmbito da inauguração do projeto “CHEDV Cuidados Neonatais em Casa”
• 17/Nov – Hospital CUF Descobertas (Lisboa), celebrações do Dia Mundial da Prematuridade
• 23/Nov – ESEL Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (Lisboa), comentadora do “Seminário sobre a Alimentação no Recém-nascido” organizado pelo grupo de investigação NIDCare
• 28 e 29/Nov – ULSM Unidade Local de Saúde de Matosinhos (Matosinhos), apresentação “Perspetiva dos Pais como parceiros nos cuidados”, no âmbito das Jornadas de Neonatologia ULSM, que têm como tema “Desafios da Prematuridade, Neuroproteção e Neurodesenvolvimento”