6 dicas simples e fundamentais sobre SEO (Search Engine Optimization)

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A expressão mais usada nestes tempos de quarentena – “agora mais que nunca é importante que…” – e eu não serei exceção porque realmente agora mais que nunca é importante que enquadremos e foquemos as nossas ações de negócio o mais assertivamente possível. Porque agora todos já ficamos inevitavelmente mais pobres e como tal é importante que as formas de se manter, recuperar ou fazer crescer um negócio sejam o mais infalíveis possível.

Outro ponto óbvio neste enquadramento que vivemos é a exponencial relevância de tudo o que é e funciona Online ou Digital. Já era relevante antes, mas agora confinados das nossas casas praticamente a única forma de fazer acontecer algo é exatamente através da Internet. É agora e vai continuar a ser mesmo depois de “tudo ficar bem” e de começarmos paulatinamente a recuperar os nossos negócios.

O desafio que se coloca então é como conseguir enaltecer a nossa voz no meio de tanto ruido promocional e comunicacional. Existem várias soluções no mundo da Internet, mas uma das minhas preferidas continua a ser o SEO – Search Engine Optimization – ou como se diz em português “Otimização para Motores de Busca”. Só que simplesmente exercer a sua implementação de forma rude não é o suficiente, e o segredo está exatamente na sua implementação.

É por isso que num formato curto e simples – como aliás sempre prefiro – deixo 6 recomendações de como se deve implementar/desenhar um bom SEO para o nosso negócio ou marca online.

  1. A Relevância: o site que deve ser relevante para as palavras-chave que escolheu, contudo, o Google e outros sistemas estão cada vez mais apurados em conseguir detetar páginas irrelevantes ou manipuladas para palavras-chave.
  2. Todas as palavras valem: o algoritmo procura rigorosamente tudo, ou seja, cada palavra por palavra, não deve por isso, inundar o seu site como uma espécie de repositório aleatório de palavras-chave. Estas devem ser escolhidas criteriosamente.
  3. Atualize os conteúdos: a atualização e até o acrescento de conteúdos é de grande importância para o SEO dado que o algoritmo conjuga a relevância das palavras-chave com a sua atualidade. Alimente o seu site com notícias ou artigos com regularidade ou tente mesmo mexer nos conteúdos base de forma sazonal.
  4. O que os outros dizem, importa! Recomendações, sugestões, links para o seu site são das melhores coisas que podem acrescentar ao SEO. Quanto melhor e mais falarem de si mais os motores de busca responderão eficazmente ao seu site.
  5. Título + meta-descrição: os títulos são importantes nos resultados de pesquisa, bem como informação concisa, por exemplo, o nome dos domínios não deve ser descurado, quanto mais autoexplicativo e curto melhor.
  6. Imagens e a sua grande contribuição: não deixe as suas imagens “penduradas”, as imagens têm nomes ou títulos e estes devem ser também curtos e descritivos como se de uma palavra-chave se tratassem; a descrição das imagens enaltece os atributos ao SEO e a sua captação.