A área da Medicina Dentária sempre foi aquela onde quis trabalhar? Ambicionava construir uma carreira nesta área?
A primeira vez que me lembro de pesquisar sobre as diversas profissões foi quando, ainda no nono ano, visitámos uma feira de educação e formação, no âmbito de uma visita de estudo. No meio de toda a oferta educativa, a Medicina Dentária despertou a minha curiosidade e lembro-me de chegar a casa e, para surpresa de todos, informar que iria ser médica dentista. Em 2009, comecei a minha carreira enquanto médica dentista, nas várias clínicas da Greatcare, nomeadamente na Nazaré, Cartaxo, Aveiras e Benedita.
Sentiu a sua chegada à função de diretora clínica da clínica Greatcare Nazaré como uma evolução profissional? Em que é que isso a mudou, enquanto profissional? Que desafios surgiram?
A Medicina Dentária é uma profissão muito exigente a nível físico e sobretudo emocional, que requer muitas horas de trabalho e de estudo, com formação contínua. Apesar de estar habituada a essa exigência constante na minha
vida, sem dúvida que a função de diretora clínica na clínica Greatcare Nazaré veio acrescentar ainda mais responsabilidade e horas de trabalho. Este facto trouxe-me desafios pessoais e profissionais diversos. Por vezes conciliar os horários exigentes com a vida pessoal e gestão familiar não é simples, o que me faz procurar ser sempre muito organizada. Em relação aos pacientes, o facto de trabalharmos com pessoas, todas elas muito diferentes, faz com que tenhamos de assumir uma grande capacidade de adaptação e respeito pelo outro.
Por que motivo considera que ainda existem tão poucas mulheres, na área da Saúde, presentes em funções de liderança / coordenação?
A área da saúde é uma área muito exigente, que requer muita disponibilidade emocional e de horários. Muitas vezes, as mulheres, por terem a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, desdobram-se entre o trabalho e as funções de cuidadoras em casa. Na realidade, infelizmente, ainda existem poucos planos estratégicos delineados para chegar a uma paridade. Contudo acredito que as novas gerações se preparam para continuar o trabalho de quem arrisca desafiar as barreiras instaladas e aproximar-se cada vez mais de uma igualdade de oportunidades de acordo, sobretudo, com as capacidades e competências e não com o género.
As clínicas Greatcare já têm mais de 50 anos de atividade, o que acarreta responsabilidades acrescidas perante as famílias que vos conhecem há várias gerações. Como definiria o trabalho que é desenvolvido nas clínicas Greatcare, as especialidades clínicas de que dispõem e o acompanhamento que é dado a quem vos procura?
A clínica Greatcare está no setor da prestação de serviços médicos há mais de 50 anos, no Cartaxo, na altura com o nome clínica médica Dr. Vieira Dias, tendo sido o fundador o Francisco Vieira Dias, médico estomatologista. Mais tarde foi o meu marido, o médico Luís Vieira Dias, que expandiu a clínica a outras localidades, tendo atualmente ao dispor dos nossos pacientes seis espaços de saúde, nomeadamente no Cartaxo, Aveiras de Cima, Nazaré, Benedita, Santarém e, mais recentemente, por minha iniciativa a inclusão de um gabinete em Torres Vedras. Dispomos das mais modernas tecnologias, insistindo no atendimento personalizado. Apostamos ainda numa formação e aprendizagem contínua. Nas nossas clínicas podem encontrar todas as especialidades da Medicina Dentária, tais como a Dentisteria, Endodontia, Ortodontia, Cirurgia Oral e Implantologia, Periodontologia, Odontopediatria e Prostodontia Fixa e Removível.