“A transformação digital já é irreversível”

A SmartDigit atua, particularmente, nas áreas de Outsourcing e desenvolvimento de add-ons, sobretudo para produtos Sage, de quem são parceiros. O CEO, Ion Gustiuc, anuncia, porém, que está para breve o lançamento de um produto novo, que virá ajudar as empresas na transformação digital.

0
568
Ion Gustiuc, CEO

Quais as principais áreas de atuação da SmartDigit, nacional e internacionalmente?

A SmartDigit atua, principalmente, nas áreas de Outsourcing IT, no que respeita a Infraestruturas, Consultoria e Helpdesk, e no desenvolvimento de produtos próprios, que vão ao encontro das necessidades dos clientes. Além disso, desenvolvemos add-ons, para clientes nossos e de parceiros que utilizam produtos de faturação Sage.

São parceiros Sage. Como funciona esta parceria e quais as mais-valias para quem opta por este software? Que problemas este software se propõe solucionar?

Somos parceiros desde a fundação da empresa. Trabalhamos especificamente duas linhas de software – Sage 50C e Sage X3. O Sage 50C posiciona-se como líder nacional de software para retalho em geral e pequenas e médias empresas, com cerca de 35 mil clientes a nível nacional, e o X3 está vocacionado para a área de indústria ou grandes empresas. Quando existem algumas limitações, a SmartDigit ultrapassa-as com o desenvolvimento de add-ons à medida do cliente ou projeto em questão.

A SmartDigit contribui também para o desenvolvimento de software, nomeadamente através de “add-ons”. De que se trata, exatamente?

No fundo, trata-se de pequenas aplicações 100 por cento integradas com soluções de faturação Sage, que complementam o software com diversas funcionalidades que este não tem por base, assim satisfazendo não apenas as necessidades dos nossos clientes, como de todo o universo de clientes dos nossos parceiros. Da lista atual dos add-ons disponíveis, destaco a SmartAPI, que permite a integração com outros softwares, como o Navision, SAP, Salesforce, Redicom, Bitrix24, entre outros. Além disso, destaco também SmartWMS, que é um software de mobilidade e picking, rico de funcionalidades para várias áreas da empresa, desde administração, equipas de vendas, logística, lojas, armazéns…O SmartShop permite a integração avançada com plataformas de e-commerce (Magento, WordPress, Shopify, Prestashop), no caso do Shopify, é um dos conectores mais versáteis e rápidos do mercado.

É possível desenvolver soluções personalizadas?

Sim, temos equipas de Consultoria e desenvolvimento de soluções para ambientes Web, Desktop e Mobile. É das áreas onde temos tido bastante crescimento nos últimos anos. Também temos soluções desenvolvidas à medida para clientes dos nossos parceiros, nomeadamente soluções de EDI, DropShipment e armazéns logísticos.

Como lidam as empresas nacionais lidam com a questão da transformação digital, desde a chegada da pandemia e do distanciamento social?

No caso da SmartDigit, bem como dos nossos clientes estávamos preparados para que cerca de 97 por cento da operação pudesse ser feita em teletrabalho, visto já ter este conceito anteriormente adaptado, tal como toda a parte tecnológica e de infraestruturas preparadas para esta necessidade. Assim, a transição foi fácil e tranquila. Penso que houve mais dificuldade psicológica, por parte das pessoas, em saber lidar com a impossibilidade de conviver com os colegas em ambiente laboral. Todavia, acredito que houve muito investimento na área de mobilidade, como penso que, para muitas empresas e respetivos colaboradores, o teletrabalho abriu a possibilidade de mudar o paradigma de trabalho, adaptando-o a uma forma mais flexível de trabalho, conseguindo dedicar mais tempo à família, sem afetar a produtividade. Penso que estamos num caminho irreversível de transformação digital para as empresas, que todos os dias têm de acompanhar a evolução e a transformação, com investimentos contínuos. Caso contrário, vão ser simplesmente excluídas.

Quais os objetivos a atingir, de futuro?

Estamos a preparar o lançamento de um produto nosso, alojado no AWS em forma de comercialização SAAS, que já está, de momento, a ser testado em alguns dos nossos clientes, de forma a ajudar à transformação digital das empresas. Este produto – o NIKI24 – está direcionado para Intranet e B2B de uma ou mais empresas a partir de um único local incluindo aplicações móveis. Para alem disso, este é composto por vários módulos e abrange todas as áreas da empresa, desde automação das compras, vendas, financeira, gestão de equipas e recursos humanos, frotas e logística, KPI e dashboards. Antes, um empresário tinha de adquirir vários softwares diferentes, para conseguir monitorizar os diferentes aspetos da sua empresa. E nenhum deles tinha, depois, ligação entre si. O que fizemos foi criar um software que permita aos empresários monitorizar o estado do seu negócio, em todas as áreas – fazendo ligação com fornecedores, clientes, parceiros e outras aplicações externas em muitos casos – através de uma única ferramenta digital. Esperamos que, com este lançamento, nos seja possível crescer, aumentando a equipa e a faturação. Relativamente ao software Sage 50c, iremos lançar uma solução de caixas self-service pioneira no mercado. Com este produto pretendemos agilizar o processo de venda, permitindo às pessoas evitar as filas de espera.

www.smartdigit.pt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here