“Aljezur era um local de férias onde, agora, se reside o ano todo”

Pedro Barata da Rocha e Jemma Guthrie são os proprietários da Guthrie Rocha Properties, uma agência imobiliária situada em Aljezur. Enquanto habitantes deste concelho, todos os consultores da Guthrie Rocha Properties conhecem bem o local e as pessoas, peças fundamentais para uma boa integração de quem chega. Sendo Parque Natural, a construção de novos imóveis é muito diminuta, mas isso permite selecionar ainda mais quem chega a este paraíso da costa oeste do Algarve.

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A Guthrie Rocha Properties é uma embaixadora de Aljezur e da costa oeste algarvia, junto da população da região e dos seus próprios clientes. Porque é que, apesar da chegada de pessoas novas à região, ela continua a manter a sua unicidade característica?

O facto de ser Parque Natural, com regras muito apertadas, faz com que seja mais favorável a compra de
imóveis que já existem, e fazer renovações, ao invés de construção nova. É uma região apenas para quem
gosta de natureza, paisagens e pouca agitação, por isso há um filtro natural do tipo de clientela que vem para cá,
com uma atitude mais descontraída em relação ao estilo de vida. Gostamos de acreditar que a nossa postura
profissional é, apesar de tudo, um pouco mais relaxada, e que isso ajuda a atrair um mercado mais à imagem da
região.

Quão importante é, sobretudo para os clientes estrangeiros e que não conhecem a região, ter pessoas como os consultores da Guthrie Rocha Properties, conhecedores de pessoas e lugares, para que possam antecipar a sua experiência de como seria viver em Aljezur, ajudando a decidir-se sobre a compra de um imóvel?

Eu diria que é determinante. Sem conhecimento, gosto e posição integrada na sociedade local, não seríamos capazes de ser uma porta de entrada para quem aqui chega. Aljezur passou de ser um mero local de férias
para um local para se viver o ano todo, e apesar de muito atrativo, pode ser bastante assustador para um
investidor, que acaba de chegar, entender toda a burocracia, complexidade e maneira de se instalar com a
família na região. Os clientes sentem que podem contar connosco para lá do serviço. Somos felizes por ter o
privilégio de residir no concelho, e ainda mais felizes de os poder ajudar a atingir o mesmo objetivo. Sabemos a
importância de sentir que existe um apoio real na integração num local novo, sobretudo com família.

Quais as principais características que destacaria na forma de trabalhar desta agência imobiliária que a distinguem, de facto, das restantes?

Penso que temos, de forma muito geral, o respeito das pessoas locais da região pelo nosso trabalho, pois
entendem que, para nós, a empresa só faz sentido se for aceite por eles. Somos conhecidos como residentes locais, apaixonados pela região, e depois como profissionais. Esta abordagem tem sido muito boa para podermos ter boas angariações e relação de confiança com os vendedores. Em relação aos compradores, temos conseguido despender a energia e tempo suficientes a cada comprador da melhor forma possível. A equipa ajuda-se mutuamente nas tarefas e partilha de compradores. A nível interno, sendo uma indústria muito competitiva, encontrámos uma fórmula muito nossa de conseguir um ambiente competitivo entre agentes, mas com princípios e formas de estar respeitosas. Neste aspeto, a nossa politica de recrutamento é bastante rígida, valorizamos mais o potencial humano e de crescimento e a mais-valia que poderá trazer para o grupo com a sua personalidade, do que propriamente vendas passadas ou um CV recheado. Quem trabalha connosco sabe o que quero dizer.

Quão importante é a proximidade com o cliente, e a capacidade de ser eficiente na busca por um imóvel que se adeque ao cliente, sobretudo num momento em que o mercado parece escoar as opções de imóveis rapidamente?

Com pouca oferta disponível, é bastante complicado fazer entender a um comprador que terá de comprometer certos aspetos do que inicialmente pretendia comprar. Os compradores que chegam a Aljezur querem mesmo apenas comprar em Aljezur, então cabe-nos a nós, de uma forma assertiva, demonstrar porque determinada propriedade poderá ser a melhor opção para o cliente. Isso passa por entender os planos do comprador a médio/longo prazo, e o que valoriza mais a nível pessoal quando tiver o investimento do seu lado.

O feedback que têm dos clientes é muito positivo. Muitos dos seus comentários são elogiosos para com o vosso trabalho e um dos pontos em destaque é a verdadeira vontade de ajudar de toda a equipa. Este é o espírito “Guthrie Rocha Properties”?

Sim, cuidamos muito uns dos outros dentro da agência e, por consequência, os clientes sofrem do mesmo bem.

Alguns clientes – estrangeiros – assinalaram que não sentiram qualquer pressão para efetuar o negócio. O segredo, diria, passa pela boa angariação e a preocupação genuína em garantir aos clientes um bom processo de negócio?

O nosso foco é apenas um: fazer o match entre pessoa e lugar. Olhar para o comprador como alguém que tem
desejos, e depois olhar para Aljezur e encontrar o local para essa pessoa ser feliz ou sentir o dinheiro bem investido.

Como avalia este ano de 2022 no que respeita à forma como o mercado imobiliário se comportou?

Foi um ano muito forte, onde batemos recordes de vendas, mas com alguns desafios. O atual contexto político,
social e económico trouxe alguma insegurança, naturalmente, às pessoas. Mas a nível de procura, a estabilidade
social que temos em Portugal saiu valorizada, com tudo o que temos de bom e mau. Este cantinho continua a
ser um oásis.

Considerando a conjuntura económica que está reservada para 2023, como lhe parece que este setor irá reagir?

É imprevisível. O que sentimos é que deixará de haver um padrão constante na procura. Numa semana poderá
haver imensa atividade, na seguinte menos. Os mercados, a Bolsa, a economia e a política mudam tão
rapidamente que tudo é um pouco mais inconstante. Trabalharemos dia a dia, semana a semana. A nível de
procura, sentimos que vai continuar a haver, sobretudo para a nossa zona, mesmo com um abrandamento. No
entanto, teremos de arregaçar as mangas e trabalhar ainda mais do que em 2022. A empresa tem sido
construída exatamente para isto, caso haja uma quebra de procura ou atividade, ela é resiliente e colhe frutos
do trabalho que fez no passado. Cá estaremos, com bom espírito!