Apoio às rendas no programa “Mais Habitação” vai abranger cerca de 100 mil famílias

0
418

O apoio às rendas, inscrito no programa “Mais Habitação”, lançado recentemente pelo Governo, vai abranger cerca de 100 mil famílias.

Este é o número identificado pelo executivo socialista como famílias em esforço para pagarem a sua renda mensalmente, o que significa que a renda da casa estaria a equivaler a mais de 35% do rendimento das famílias.

A ministra da Habitação, Marina Gonçalves, considerou, no podcast “Perguntar Não Ofende”, do jornal Expresso, que o número apontado ainda terá de ser revisto, através de uma análise mais detalhada, bem como a tipologia de imóvel que cada família habita.

O apoio ao pagamento das rendas é válido por um ano, prorrogável até ao máximo de cinco anos e o valor máximo deste apoio mensal é de 200 euros.

São elegíveis para este apoio as famílias que estejam com uma taxa de esforço superior a 35%, no pagamento da renda, cujos rendimentos do IRS pertençam, no máximo, ao sexto escalão e cujo contrato de arrendamento tenha sido registado no Portal das Finanças até ao último dia do ano passado.