“As mulheres são a maioria dos profissionais de saúde, mas não tanto em cargos de decisão”

Ana Margarida Vieira decidiu seguir Medicina Dentária, mais propriamente Ortodontia, após ter sido paciente vários anos desta especialidade clínica, o que a levou à paixão pela área. Desde então, conta já com 21 anos de carreira. A Msmile é o resultado da sua experiência profissional e da vontade de prestar um atendimento personalizado ao paciente.

0
126

É referido que o projeto da Clínica MSmile foi, durante muito tempo, pensado e depois concretizado em junho de 2020. O que a fez avançar para a criação deste espaço próprio?

No final de 2019, após 16 anos de experiência na área, senti que era o momento de criar um espaço próprio, onde pudesse colocar em prática toda a minha experiência e desejo sobre o atendimento personalizado e de qualidade ao paciente. A MSmile Dental Clinic nasceu com o propósito de proporcionar um ambiente de confiança, onde a excelência no cuidado e a tecnologia avançada estão aliadas ao conforto e bem-estar do paciente e de todos os que lá trabalham.

Quais as áreas clínicas que têm ao dispor do paciente?

É uma clínica de proximidade com os pacientes, onde oferecemos aos nossos pacientes todas as especialidades da Medicina Dentária e Medicina Estética, com médicos especializados em cada área.

Em que medida a criação de um espaço próprio a mudou, enquanto médica dentista, considerando que, agora, todos os procedimentos eram feitos de acordo com a sua orientação?

O foco no atendimento e bem-estar do paciente sempre foram uma prioridade para mim. Com a abertura da minha própria clínica, essa dedicação aumentou, permitindo-me ter um controlo mais abrangente sobre todos os aspetos
do atendimento, equipa clínica, ambiente, materiais, etc, para a melhor qualidade dos tratamentos e satisfação de todos, sejam os pacientes, seja a equipa clínica.

A Medicina Dentária sempre foi a sua profissão de sonho? Sente que se realizou profissionalmente nesta área de atividade?

Desde cedo que sempre pensei ser médica pediatra… adorava cuidar e adorava crianças, por isso sempre achei que era a simbiose perfeita… só no 12º ano, durante o meu próprio tratamento ortodôntico, percebi que queria ser
médica dentista e trabalhar em Ortodontia. A partir daí a paixão pela área foi crescendo cada vez mais e, ainda no último ano da faculdade, fiz uma Pós-Graduação em Ortodontia, tendo sido posteriormente convidada a fazer
parte do corpo docente, onde ainda hoje dou aulas. É uma área onde me sinto extremamente realizada. É muito gratificante poder transformar sorrisos e melhorar a qualidade de vida dos meus pacientes, tanto do ponto de vista funcional quanto estético.

Que considerações tece ao facto de as mulheres ainda não estarem equiparadas aos homens no que respeita à quantidade de presenças em funções de coordenação ou liderança, na área da Saúde?

Apesar de as mulheres representarem uma maioria significativa entre os profissionais de saúde, especialmente em áreas como Enfermagem, Medicina Dentária e algumas especialidades médicas, como acontece na minha clínica,
onde só trabalham mulheres, essa representatividade ainda não se reflete de forma equitativa nos níveis de gestão e coordenação na Saúde. De qualquer forma, tenho observado nos últimos anos, um crescimento da presença de mulheres em cargos de liderança no setor público, muito devido às políticas de igualdade de género, mas também no setor privado, como na criação de clínicas próprias.

Como descreve o caminho de liderança, enquanto diretora clínica da MSmile? Este novo lado – de gestora de equipas e do espaço – é algo que também a apaixona?

Ter um negócio de sucesso na Saúde vai muito para além de sermos bons profissionais na nossa área. É preciso ajuda ou formação em conhecimento financeiro e de marketing, gestão de pessoas e processos, conciliar a prática clínica com as exigências administrativas… E tudo isso tem sido o maior desafio para mim, embora muito gratificante. Manter a minha equipa motivada e feliz é também uma prioridade que me apaixona.