CCHE… more than Architecture

Criado na Suíça há mais de cem anos, o CCHE é uma empresa dedicada à gestão de projetos de urbanismo, arquitetura, design de interiores e design, que acompanha o processo do início ao fim. Conta com uma equipa de mais de 250 colaboradores, repartida por cinco escritórios em diferentes países europeus – um deles, Portugal – e foi a arquiteta Carolina Azevedo, do CCHE do Porto, que explicou um pouco mais sobre a filosofia de trabalho deste gabinete de arquitetura.

0
454
Carolina Azevedo, associated architect

Que vantagens aporta o facto de se contar com uma equipa multidisciplinar, influenciada por diferentes culturas?

O CCHE gere projetos de urbanismo, arquitetura, design de interiores e projetos de design desde a sua conceção até à sua conclusão. A partilha diária de experiências, conhecimentos e competências dos diferentes locais e setores é uma mais-valia que nos permite oferecer aos nossos clientes projetos variados em termos de programa e escala, abordados de um ângulo transversal, de modo a enriquecê-los de coerência, visão e precisão. O desenvolvimento de metodologias inovadoras e sinergias entre os diferentes setores também reforça a nossa capacidade de responder a projetos internacionais.

Uma das primeiras características que se associa à Suíça é a qualidade. Como combinam essa premissa com a arquitetura portuguesa, mais criativa e adaptável?

A nossa experiência profissional durante vários anos na Suíça permitiu aperfeiçoar a prática da arquitetura em termos técnicos e sobretudo sensibilizar-nos para o conforto do habitar. As exigências térmicas a que estão sujeitos os edifícios na Suíça são muito superiores às praticadas em Portugal e o conforto na vivência dos espaços é muito valorizado. Assim sendo, tentamos conjugar esses detalhes construtivos suíços com uma expressão arquitetónica criativa que herdámos da nossa formação portuguesa.

Os grandes objetivos da Arquitetura passam por criar edifícios o mais sustentáveis possível, sem esquecer a qualidade e o conforto. Como conjugam todas estas características nos vossos projetos?

Projetar edifícios sustentáveis é uma das preocupações essenciais tanto na Suíça como em Portugal e é abordado muito embrionariamente no processo de evolução de uma ideia. Reflete-se em diferentes momentos, como por exemplo, na escolha de materiais ecológicos, mas também no projeto de comportamento de análise térmica dos edifícios, como a sobre-espessura de isolamentos térmicos, a garantia de um envelope estanque, a utilização de painéis solares e fotovoltaicos ou ainda na instalação de centrais de produção de energia através da geotermia. A garantia de que um edifício corresponde às exigências da certificação energética suíça é sempre exigida por lei e, em Portugal, ainda que essa certificação não seja tão exigente, procuramos sensibilizar os nossos clientes para esta prática, para que possam futuramente usufruir do conforto térmico na utilização dos espaços, seja ele para programa privado ou público. Somos o primeiro escritório de Arquitetura a ser certificado como EcoEnterprise e preocupamo-nos em levar as qualidades ecológicas dos projetos cada vez mais longe, com o objetivo de aliar soluções estéticas e de conforto térmico superiores às praticadas habitualmente.

Quais as expectativas para este ano de 2021, no que respeita a projetos?

O CCHE evoluiu com a preocupação constante de dar sentido e inovação a cada um dos seus projetos. Atualmente, há muitas restrições que enquadram o desenvolvimento de cada projeto, sejam elas de caráter social, ambiental, económico, legais ou técnicas. Apostamos em ferramentas e metodologias inovadoras para otimizar o nosso trabalho, como o desenho paramétrico, que permite compreender o espaço de uma forma inovadora e abrir novos horizontes para formas arquitetónicas feitas à medida. Tencionamos também aperfeiçoar o desenvolvimento dos projetos e da coordenação de especialidades em BIM. O nosso gabinete está também a reforçar o compromisso com o desenvolvimento sustentável através de várias ações, incluindo o estabelecimento de uma equipa interna especializada ou como membro ativo de uma associação destinada a promover habitação sustentável. Pretende ainda continuar com o acompanhamento a clientes, na análise de investimentos imobiliários em Portugal.

https://ccheporto.com/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here