Conseguimos ter tudo?

Em Portugal, a nossa cultura é famosamente definida pelos 3 Fs – Fátima, Futebol e Fado. Na minha vida, também sou guiada por 3 Fs. Os ingredientes de Focus, Family&Amigos, potenciados por energia resultam em Felicidade.

0
523

( Energia Foco + Família&Amigos) = Felicidade

Focus – ou foco – é o ingrediente base de tudo o que fazemos, pois é um exercício constante na nossa vida, tanto pessoal como profissional. Como profissional, sentimos o desafio de não faltarmos na área pessoal, e como pessoas – como mãe, como mulher – sentimos o desafio de executarmos bem na nossa vida profissional. Porém, quando este equilíbrio é encontrado e bem conseguido, a desafiante combinação de ser uma boa profissional, mulher e mãe permite ir mais longe.

O foco é fundamental na nossa experiência profissional, pois permite definir a nossa ação tendo em vista o impacto desejado. Mas é também altamente relevante na nossa vida pessoal, pois sem este sentido de foco, seria impossível estabelecer prioridades e os limites de modo a que exista uma conjugação saudável entre as duas áreas da vida. Por exemplo, ajuda-nos a delinear os não-negociáveis, ou seja, os momentos invioláveis da minha vida pessoal que não podem ser comprometidos a favor da vida profissional.

De certa maneira, há muitos ingredientes e guias de atuação sobre os quais vivo que são iguais tanto na vida profissional como pessoal – apenas se aplicam de maneiras diferentes. Criei desde cedo o hábito de planear, pois muito poucas coisas na vida acontecem sem as fazermos acontecer. Aprendi também como ser uma boa ouvinte, de modo a criar relações e conexões de valor. Em ambos os aspetos da nossa vida, aprendi que temos de estar presentes e nunca tomar nada como garantido.

A partilha é extremamente importante: devemos ouvir e adaptar-nos aos outros, fazer crescer o melhor de cada um, pois juntos somos sempre mais fortes. Fomento também um growth mindset, assumindo que qualquer pessoa pode crescer e desenvolver-se, estando sempre aberta às ideias de outros. A minha última regra de ouro é nunca ter medo de falhar; como dizia um sábio amigo e líder, é melhor correr o risco de ter que pedir desculpa do que passar o tempo a pedir com licença.

Eu sou uma crente de que, com planeamento e empatia, conseguimos ter tudo. Ou, se calhar, como eu preciso de planeamento e empatia para ser feliz, arranjo maneira de o fazer acontecer.
Dizem – e eu reconheço – que tenho muita energia. Também acredito plenamente que todos nós possamos ter esse tipo de energia, desde que encontremos a nossa fonte. Para mim, esta fonte são as pessoas – a minha família, os meus filhos (de quem sem o beijo e abraço apertado de cada dia nada corre bem), os meus amigos, os meus colegas e todo o talento com que alimento as minhas ideias, que ajudo a crescer e que me faz crescer todos os dias.

A velocidade exponencial da inovação experienciada atualmente no mundo não é simplesmente reservada à área da tecnologia. Pelo contrário, abrange todos os aspetos da nossa vida, tornando desafiante manter-nos a par da rápida mudança. Esta constante inovação faz com que não tenhamos tempo para viver tudo, de modo a que – temos de aprender a escolher o que viver. É por isso que me concentro na minha fórmula, dado que, com ela, atinjo o equilíbrio necessário para que, ainda que com muito investimento pessoal, consiga atingir o meu objetivo: ser feliz.

Sou uma mulher melhor porque sou uma profissional orgulhosa, e sou melhor profissional porque amo e me esforço diariamente para ser “a melhor mãe do mundo”. A minha Felicidade resulta do Foco que coloco na minha vida diária e no amor da Família&Amigos, exponenciados com muita energia. E a sua?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here