Há dois anos, a Stepscience preparava, justamente, a sua passagem para a marca que agora apresenta. O que significou esta mudança e este reposicionamento no mercado? Que mudanças são de destacar?
A transformação da Stepwise em Stepscience permitiu-nos aproximar a marca à nossa forma de atuação! Apoiamo-nos no conhecimento científico atualizado para gerar o valor que permita crescermos juntos e fortalecermos o tecido industrial português. Muito para além da marca, desde o início mantivemos sempre uma forte visão de inovação, tendo vindo a adaptarmo-nos e reinventarmo-nos numa procura constante de como fazer mais e melhor. É algo que caracteriza a nossa estrutura e é perfeitamente interpretado por toda a equipa, sempre com a sustentabilidade em mente.
O apoio no início de um projeto, sobretudo quando ligado às ciências da vida e farmacêuticas, é fundamental para que as empresas possam ter sucesso. Qual o papel da Stepscience junto dos seus clientes, no que respeita ao acompanhamento prestado?
Mais do que clientes, vemos e gostamos de trabalhar com parceiros. É dessa forma que encaramos cada projeto pois trabalhamos, desde o primeiro contacto, para o sucesso e crescimento sustentado. Não nos limitamos a entregar o que o cliente pede, mas procuramos entender qual o seu objetivo e propomos a melhor solução para o alcançar. Claro que por vezes isso nos traz muitas dores de cabeça, incerteza e desafios, mas é assim que acreditamos contribuir para o sucesso dos nossos clientes e da Stepscience. Temos projetos que nos chegam como uma folha em branco e onde é a Stepscience quem procura, estuda, sugere, desafia e implementa toda o plano de negócio, passando pelo licenciamento, desenho das instalações e processos, escolha de equipamentos, estratégia de recursos humanos, tudo.
A Stepscience trabalha também na área da cannabis medicinal, prestando apoio às empresas que pretendam investir no setor. Como avalia o mercado nacional, nesta área?
A nossa equipa acompanha este mercado desde o seu início. Podemos dizer que participamos na construção dos alicerces desta indústria em que Portugal se afirma como uma referência não só europeia, mas também com
reconhecimento mundial. Esta proximidade com os diversos players dá-nos não só o conhecimento profundo da regulamentação, melhores práticas, processos e do próprio mercado, o que nos permite suportar os nossos clientes da melhor forma, mas também nos proporcionou uma perspetiva muito interessante sobre a evolução desta indústria, que é, atualmente, mais madura, com maior foco e planeamento, em operações de maior valor acrescentado e, consequentemente, investe mais nas atividades de produção e transformação de matéria-prima.
A Stepscience estava, em 2022, a iniciar uma fase de expansão internacional. Dois anos depois, isso foi, de facto, concretizado?
Desde 2022 que vimos a consolidar uma aposta em projetos internacionais nas áreas industriais e farmacêuticas. Temos ou tivemos ativos nestes dois anos projetos nos Estados Unidos da América, América do Sul, particularmente no Uruguai, em Marrocos, na Macedónia do Norte ou na Tailândia. O grande foco estratégico da Stepscience é reforçar cada vez mais esta vertente não apenas em mercados emergentes, mas também em ambientes consolidados como o europeu, nomeadamente países nórdicos e Suíça.
Como definiria a empresa, nesta nova fase que atravessa? E que novos planos existem para o crescimento e evolução da empresa nos próximos anos?
Hoje, a Stepscience é muito mais do que uma empresa de Engenharia e Consultoria para a indústria farmacêutica. Fruto do nosso espírito empreendedor de abraçar os desafios, nomeadamente os relacionados com a emergente transformação digital e Indústria 5.0, que nos surgem, atualmente atuamos nos mercados já referidos, mas também nas indústrias transformadoras e mesmo na construção e gestão de instalações industriais de alta performance. O crescimento futuro passa pela consolidação da estrutura existente e pelo cada vez maior foco na internacionalização das nossas atividades, com vista a tornar a Stepscience internacionalmente o que já é a nível nacional: o parceiro de referência para os principais players de cada indústria.