Dark Sky Alqueva: a magia do céu noturno

Apolónia Rodrigues é a presidente da Associação Dark Sky, criada após o nascimento do Dark Sky Alqueva, o primeiro destino de astroturismo nacional, galardoado também como o primeiro destino Starlight Tourism Destination do mundo, com a responsabilidade acrescida de contribuir para o turismo sustentável e para o reconhecimento e proteção do céu noturno.

0
456

O que a levou a fundar o Dark Sky Alqueva? Quais as características particulares deste local que o permitem?

O Dark Sky® Alqueva é o primeiro destino de astroturismo português, cuja criação remonta ao ano de 2007 e surge numa região que ainda possui uma qualidade de céu muito acima dos valores mínimos para certificação. Aliada ao desenvolvimento turístico sustentável, a nossa missão reside ainda em proteger o céu noturno e com isso trabalhar com o objetivo de atingir valores próximos de zero, no que diz respeito à poluição luminosa. Em 2011, o Dark Sky® Alqueva tornou-se o primeiro Starlight Tourism Destination do mundo e em 2018 o primeiro transfronteiriço. Integra 10 concelhos portugueses: Alandroal, Barrancos, Évora, Mértola, Moura, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz e Serpa, e 13 municípios espanhóis, em torno do Lago Alqueva. A criação da Rede de Destinos Dark Sky® Portugal representa o passo seguinte e permite colocar mais de 14 por cento do território nacional a trabalhar em prol da proteção do céu noturno.

Quais os serviços e atividades de que dispõem?

A Rota Dark Sky® oferece diversas atividades de observação astronómica a olho nu ou com telescópios, que podem ser realizadas no Observatório Oficial Dark Sky® Alqueva, na Aldeia da Cumeada, ou em qualquer zona do território certificado, sempre guiadas por um Guia Dark Sky®. Para além destas atividades, foram desenvolvidas outras complementares, como passeios pedestres que combinam património e natureza, canoagem, yoga do Sistema Solar, passeios a cavalo, passeios e workshops fotográficos, passeios vínicos e provas de vinho normais e cegas, team building, orientação, bird watching, wildlife watching… Das atividades que podem ser realizadas de noite, destacamos os workshops de astrofotografia privados ou em grupo, liderados pelo astrofotógrafo internacional Miguel Claro. Das experiências de carácter diurno, destacamos os passeios de barco pelo Alqueva, a pesca, o Sunset Dark Sky® com observação do sol através de telescópio solar acompanhado de aperitivo Gin Sharish ou Cocktail não alcoólico, e ainda o balonismo ao nascer ou ao pôr-do-sol.

O Dark Sky Alqueva recebeu a primeira certificação da Starlight Foundation, enquanto “Starlight Tourism Destination”. Como se alcança essa certificação?

A certificação “Starlight Tourism Destination” permite-nos, através de um processo externo, demonstrar a qualidade do céu e a sua disponibilidade através de critérios técnicos objetivos. A certificação implica a análise da Obscuridade do Céu, Nitidez, Transparência e das Noites de Céu Limpo. Implica também a existência de oferta turística organizada em torno da temática e um compromisso de melhoria contínua da qualidade do céu.

Venceram já diversos prémios relacionados com Turismo Responsável. Recentemente, receberam também o prémio 5 Estrelas Regiões. Quão importantes são estas distinções para o vosso projeto?

Todas as distinções que recebemos são muito importantes porque nos ajudam a perceber o nível de reputação da marca. Por outro lado, são prémios muito diversificados, e de diferentes setores e países, o que mostra o caráter transversal do nosso projeto e da nossa estratégia integrada de desenvolvimento sustentável.

Enquanto projeto de turismo ligado ao ambiente, quais os principais objetivos a alcançar com quem vos visita?

Tentamos que todos os que nos visitem possam sentir-se “Embaixadores Dark Sky” e assim sensibilizarem outros para a importância da proteção do céu noturno. Mas não só, tentamos que tenham mais conhecimento sobre os impactos negativos da poluição luminosa, bem como o seu caráter transversal, mas sempre sem perder a capacidade de proporcionar sessões que inspirem, descontraiam e surpreendam quem nos visita.

O que falta desenvolver, no projeto Dark Sky, que esteja já planeado e seja um objetivo a alcançar no futuro?

Com todo o conhecimento que foi criado e desenvolvido no Dark Sky® Alqueva é possível trabalhar outros destinos que desejem proteger o seu céu noturno, que ainda possuam uma qualidade de partida acima dos mínimos da certificação e estejam comprometidos com a sua valorização. Destinos que se complementam entre si e criam uma Rede de Destinos Dark Sky® mais coesa e forte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here