Desejo de empreender falou mais alto: “O sonho de ter uma loja venceu”

Magda Calejo é formada em Direito e foi jurista durante alguns anos. No entanto, sempre teve o sonho de ter uma loja sua, que acabou por concretizar em 2013. Depois de 10 anos do início da sua mudança de vida, Magda Calejo conta já com três lojas e tornou-se mãe de um menino. A vida mudou, mas Magda assume que os desafios são para continuar.

0
928

O que a levou a empreender e avançar para um negócio seu?

De formação académica de Direito, havia um sonho de ter um dia uma loja, mas a paixão pela área jurídica fez-me seguir esse caminho durantes uns anos. Consegui com este percurso a certeza de que o sonho guardado era maior e me faria lutar por esse desejo de empreender. Em 2013, surgiu a primeira loja, a Tradições, na rua das Flores, no Porto. Com o objetivo de nos posicionarmos em centros históricos e como representantes das melhores marcas do que se fazia em Portugal. Em 2015 surge a hipótese de uma segunda loja, a Boutique Concept Store, também na zona histórica, mas mais direcionada para artigos de casa, uma home concept store, onde temos marcas como a Bordallo Pinheiro, Amorim, Castelbel, entre outras. Em 2019 abrimos a Trends, Complements & Co. a loja que sonhava abrir, de acessórios de moda, bijuteria, um projeto sinónimo de que não há impossíveis para vencer e seguir. A Trends é a “menina” dos meus olhos. Pois só eu sei como num processo
de luto, pela perda do meu pai, foi a minha maior força da natureza.

Enquanto empresária e mãe, como consegue conjugarestes dois lados tão exigentes?

É só mais um desafio. Desta vez, a maternidade, que se iniciou com a procura de ajuda de “consultoria para bebés”. Ter uma baby planner, uma facilitadora, face ao meu ritmo de vida, de que nunca estive disposta a abdicar, foi uma excelente opção. Aprender de forma consciente a racionalizar o tempo e o rentabilizar melhor ainda. O Martim Afonso é só o parceiro mais especial de sempre nesta jornada. Com apenas três meses, já “nos ajudou” a abrir a nossa nova Boutique Concept Store em Fevereiro deste ano. Hoje tem seis meses e não faria nada de diferente. Há dias difíceis, próprios de um recém-nascido, mas nada que com amor não se resolva. O segredo? O equilíbrio familiar, o amor e a adrenalina de viver a vida a cada dia de forma grata e radiante por ter tanto e fazer tanto a cada dia.

A Essências & Co, Boutique Concept Store, Trends, Complements & Co.

Quais os principais produtos que destacaria e aqueles que causam mais impacto nas vendas? A sustentabilidade e a tradição são linhas seguidas por estes produtores?

Destacamos sem dúvida a cortiça, produto que já trabalhamos desde 2013, e acompanhamos a sua evolução em termos de design e inovação, fatores que valorizamos em todas as nossas compras. Muitas dos nossos produtos destacam-se pela tradição de ícones portugueses como os azulejos, filigrana, sardinha, andorinha… Temos malas com padrões de azulejos em que é o cliente que escolhe a construção da sua própria mala. Também produtos de self care, de forma sustentada, como produtos de cosmética, 100% naturais e biológicos, joalharia de autor, com design inovador e diferenciado. A minha própria marca MC Lifestyle de bijuteria urbana, a qual se distingue pela sua característica muito citadina e usada pela mulher moderna que, com uma simples peça, consegue um outfit
diferenciado e de valorização pessoal. Algumas marcas de produtos gourmet, de onde destacamos uma marca de azeite mirandês, as minhas origens: “De la Carbalha”.

Qual o objetivo que pretendia atingir com a criação da Essência & Co, Boutique Concept Store e Trends Complements & Co. ? Foi atingido?

Remodelámos um dos nossos espaços na Rua das Flores, no início deste ano. Alterámos o nosso nome comercial de Tradições para Essências & Co. Encerrar ciclos para seguir novos rumos. A maior aposta é no self care e sempre na sustentabilidade, inclusive nos materiais de construção utilizados nesta renovação. Temos como projetos futuros abrir mais lojas, noutros centros históricos, e franchizar duas das nossas marcas. Já temos propostas, que estamos a analisar. O nosso maior objetivo é faturar um milhão de euros no próximo ano. Sem pressões de maior, mas com os nossos objetivos bem estabelecidos.