“Existe mais abertura para o digital”

A Dotec é uma empresa global, com clientes um pouco por todo o mundo e que marca o mundo do desenvolvimento digital desde 2004, da qual Daniel Jesus é diretor. Destacando a relevância que a pandemia teve na tomada de decisão de muitas empresas em apostarem no online, o responsável da Dotec lembra, no entanto, que é necessário continuar o caminho da digitalização

0
168

Como é que o facto de serem multiculturais e terem uma cultura de trabalho mundial vos ajuda no vosso dia a dia de trabalho?

Como mantemos contacto com vários clientes e colaboradores por todo o mundo, conseguimos perceber tendências de consumo, tecnologias emergentes e novas abordagens à implementação em todas as áreas online. Este acesso à informação mantém-nos capazes de implementar em fases embrionárias as alterações necessárias que ajudem os nossos clientes a crescer. Temos o prazer de trabalhar com gigantes do marketing, SEO e desenvolvimento
(nacionais e internacionais), assim, temos acesso a informação relevante sobre o futuro da tecnologia nestes segmentos, permitindo-nos ajudar clientes a evoluir online. Como o objetivo da Dotec é prestar serviços 360º e stress-free aos gestores de negócio, estamos sempre atentos às necessidades e novidades globais.

Como caracteriza o mercado português, comparativamente com os restantes onde também trabalham?

Hoje há uma maior abertura para o mundo digital. O futuro é online. Mas não basta querer estar presente com um site ou loja e esperar visitas. É aqui que o nosso serviço se destaca. Ao estruturarmos tudo, criamos soluções que passam por automatizar processos, simplificando-os. Há países em que percebemos que existe uma perceção do online mais
enraizada e essa nossa experiência multicontinente ajuda a impulsionar cada vez mais o mercado português, equiparando-o a qualquer outro mercado com que trabalhamos.

Quais os serviços que mais foram procurados, aquando do momento do confinamento e da consequente necessidade de passar alguns negócios físicos e tradicionais para o mundo digital?

No início, notámos uma enorme procura no desenvolvimento de lojas online, principalmente no retalho, e os menus digitais, na restauração. Por outro lado, como a procura online aumentou, quem já estava estabelecido procurava soluções mais eficazes de preparação de encomendas, otimizações logísticas, estabilidade de sistemas e marketing. Nestas duas
fases, as áreas mais procuradas foram a criação de sistemas digitais, gestão e/ou design de
infraestruturas e a performance das mesmas.

Que exemplos marcantes de trabalhos já realizados, e que alteraram por completo o paradigma da marca, gostaria de salientar?

Na área da Segurança Informática, temos o Facebook com testes de segurança a parceiros de negócios. Nas áreas de otimização e infraestruturas Cloud, a Quinta de Jugais, na implementação de estabilidade, performance e segurança. A Brazilian Bikini Shop continuou a marcar pontos na implementação tecnológica e otimização de processos. Por cá, em segmentos diferentes, temos como referências a Concept Fardas, que mudou por completo o mercado nacional de fardamento profissional, a Mundilar Airguns, que mantém um crescimento sustentado na área do tiro desportivo ou a Pit-Shop, que se destaca a nível nacional no segmento motorizado.

Que balanço faz deste momento de particular enfoque das empresas na transição digital?

É bastante positivo para as empresas definirem-se online e mostrarem-se ao mundo,
independentemente do mercado em que atuam. É importante que as empresas se empenhem a utilizar os recursos disponíveis no mundo digital para se darem a conhecer, quer a nível nacional, quer a nível internacional. No final, será cada vez mais importante posicionarem-se online, até porque, nunca foi tão fácil criar conteúdo na internet.

Para a Dotec, como se desenha o futuro, no mercado português?

Com o aparecimento dos marketplaces, mesmo não sendo plataformas que se adequem a todos os nichos, há uma maior concentração de potenciais clientes, cada vez mais exigentes. O cliente que compra online tem urgência. Daí a importância da nossa aposta no serviço ao cliente. Diferenciamos os nossos projetos, permitindo que marcas e empresas adquiram excelência ao surpreenderem os seus clientes com boas experiências em compras online.
Na Dotec acreditamos que os nossos parceiros precisam começar de hoje para se destacarem
amanhã. E porque trabalhamos nesse sentido, acreditamos num futuro promissor do mercado
português.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here