Como iniciou este percurso profissional na área da consultoria sustentável e incentivos ao investimento?
O meu estágio em França, através do programa Leonardo da Vinci, despoletou e consolidou o meu interesse pelos incentivos. A minha colaboração ao longo de anos nessa área culminou na criação da ActusAgro, em Castelo Branco. A sustentabilidade está cada vez mais alinhada com os princípios da economia verde, e os apoios comunitários priorizam hoje projetos com responsabilidade ambiental e outros. É neste cruzamento entre gestão, sustentabilidade e inovação que nos posicionamos no mercado.
Era importante, para si enquanto profissional, conseguir evoluir na carreira? Como se descreve enquanto profissional?
Sou de uma geração em que as férias eram passadas a ajudar os pais nos seus negócios. Desde cedo percebi o valor do esforço e da dedicação. Assim, evoluir na minha carreira tornou-se não apenas uma ambição, mas uma inevitabilidade. Sou uma profissional que se revê na liderança colaborativa e empática.
Como avalia o mercado de trabalho nacional no que respeita à forma como as mulheres já estão inseridas no mesmo?
Enquanto mulher, reconheço que há hoje mais mulheres envolvidas e mais espaço para lideranças femininas. No entanto, o caminho está longe de estar completo. É fundamental continuar a promover a inclusão, apostar em medidas de apoio e garantir que o talento feminino é reconhecido, valorizado e promovido.
Como caracteriza a ActusAgro? Quais as valências que disponibilizam aos clientes?
A nossa visão de desenvolvimento coloca a sustentabilidade no centro das decisões empresariais. Trabalhamos com uma abordagem integrada que vai desde o diagnóstico e planeamento estratégico à implementação de candidaturas a fundos comunitários, licenciamento, estudos de viabilidade, certificações e até branding de marca.
Por que razão é tão importante fornecerem serviços alargados?
Ao longo do tempo, percebemos que as empresas, sobretudo no interior, enfrentam uma enorme dispersão de serviços e dificuldade em aceder a soluções completas. Na ActusAgro decidimos quebrar essa barreira. Assim, oferecemos uma solução completa, com rigor e com visão.
“A sustentabilidade está cada vez mais alinhada com os princípios da economia verde, e os
apoios comunitários priorizam hoje projetos com responsabilidade ambiental e outros”.
Enquanto diretora da empresa, acredita que o caminho trilhado obedece aos objetivos traçados? Quais os objetivos a concretizar a médio prazo?
Acredito profundamente no caminho que temos trilhado. Queremos consolidar a nossa posição como referência nacional na consultoria especialmente nos territórios de baixa densidade. Queremos ampliar a nossa equipa, investir em inovação que aproxime ainda mais os nossos serviços aos clientes e continuar com os mesmos valores: integridade, compromisso e paixão pelo que fazemos.