Há mais de um século na vanguarda das soluções de fixação

A marca UHU tem mais de 100 anos de existência e é conhecida de todos pelas suas cores, amarelo e preto. Associada desde sempre a várias atividades, seja escolares, profissionais ou de hobby, quando se fala de cola, pensa-se “UHU”. Ao longo da sua existência, a responsabilidade da marca para com o seu público aumentou, e Inês Teixeira, marketing manager da marca, acredita que a sustentabilidade, a inovação e o compromisso com a responsabilidade social fazem da UHU uma marca para todos os públicos, desde os profissionais que usam os produtos no trabalho, as crianças, que utilizam UHU nas suas atividades escolares e as famílias, que, em casa, enfrentam os desafios domésticos com produtos adesivos, vedantes ou colas UHU.

0
165

A associação que se faz entre a marca e o próprio produto traz ainda uma maior responsabilidade no vosso trabalho?

Sim, a UHU carrega uma grande responsabilidade justamente por essa forte associação entre a marca e o conceito
de cola. Quando uma marca atinge este nível de reconhecimento e se torna quase sinónimo do produto, as expectativas dos consumidores também aumentam. Os consumidores confiam na UHU e reconhecem a qualidade de sempre. Não se trata apenas de vender um produto, mas de manter uma reputação construída ao longo de gerações. Esta confiança estabelecida ao longo do tempo exige um compromisso contínuo com inovação, qualidade e sustentabilidade. Com produtos inovadores, asseguramos as necessidades dos consumidores, mantendo a eficácia, mas também respeitando questões como a sustentabilidade.

A inovação é absolutamente necessária para continuar na vanguarda da vossa área de trabalho. Que importância dão ao vosso departamento de I&D, no que concerne ao desenvolvimento de novos produtos e soluções que respondam a outro tipo de necessidades práticas dos clientes?

A inovação é essencial para manter as marcas ativas, especialmente em mercados em constante evolução, onde surgem novas necessidades e desafios como é o caso da UHU. O nosso departamento de I&D desempenha um papel crucial neste processo. O foco no I&D não se limita a aumentar a eficácia dos produtos, mas também a desenvolver soluções que respondam a necessidades específicas dos clientes, com maior segurança, sustentabilidade e desempenho. Deixo alguns exemplos:

-Sustentabilidade: A procura por produtos mais ecológicos tem um grande impacto na inovação. O desenvolvimento de colas de base aquosa, embalagens de materiais reciclados e recicláveis, gamas de produto feitas com ingredientes naturais, como é o caso da gama Renature, entre outras ações;

-Melhoria de desempenho: O I&D foca-se em melhorar características como a durabilidade, a capacidade de adesão a novos materiais e superfícies, a resistência a condições extremas (como humidade), para garantir que os produtos sejam cada vez mais versáteis e eficazes;

-Insights dos consumidores: O feedback dos consumidores é vital para orientar o trabalho do I&D. “Ouvir” as necessidades práticas dos consumidores, seja no contexto do DIY, papelaria ou profissional, permite-nos criar produtos que antecipem tendências e se adaptem ao que o mercado procura.

Existem também no mercado várias soluções de adesivos que dão resposta a desafios domésticos, como a outros mais exigentes, de cariz profissional. Quais as últimas soluções que chegaram ao mercado?

A oferta da UHU atualmente é muito mais extensa, o que permite dar resposta não só a desafios escolares e domésticos, mas também a desafios de bricolage e de construção profissional.
Destaco algumas das gamas UHU:

-UHU Poly Max: Esta gama é ideal para colar, fixar e vedar diferentes tipos de materiais. Possui uma elevada aderência inicial, pode ser usada tanto em interiores quanto em exteriores, e até em superfícies húmidas. É uma solução versátil que responde a diferentes desafios profissionais;

-UHU Poly Max Vedante Híbrido: é um selante multifuncional de alta qualidade, permanentemente elástico, pintável e resistente ao bolor. Para vedação à prova de água de juntas e fissuras, enchimento sem retração de perfurações, fendas e fissuras e adequado, também, para acabamento de trabalhos de vedação de uma forma estética;

-UHU Aqua Zero: É uma gama de produtos impermeabilizantes que podem ser aplicados em diferentes superfícies e contextos. Esta gama contribui para uma melhor eficiência energética das construções e permite um recuperação e prolongamento da vida útil dos materiais.

A sustentabilidade é, hoje, um desafio para todos os que trabalham numa indústria que envolve a utilização de produtos químicos. A UHU já tem, no entanto, soluções de colas amigas do ambiente. Que características particulares têm estes produtos que permitem que o seu impacto ambiental seja menor?

Um exemplo é a gama ReNATURE, que utiliza embalagens feitas de bioplásticos renováveis a partir de cana-de-açúcar. Isso permite uma redução significativa nas emissões de CO2 e no uso de recursos fósseis. O UHU stic ReNATURE, por exemplo, utiliza 98% de ingredientes naturais e embalagens com 58% de matérias-primas renováveis, contribuindo para a conservação de recursos naturais e a redução do impacto ambiental.

Como caracteriza a vossa estratégia de desenvolvimento sustentável?

A UHU pertence ao grupo Bolton Adhesives, que tem uma forte estratégia de desenvolvimento sustentável, e que se reflete em várias iniciativas e certificações. É o caso da atribuição do selo EcoVadis Gold, posicionando-se entre as 5% das empresas com melhores práticas de sustentabilidade no setor. O foco está na proteção dos recursos
naturais e o respeito pelos direitos humanos ao longo das cadeias de valor, demonstrando o compromisso com a responsabilidade social e o ambiental nas operações globais. Além disso, a UHU foi reconhecida com o rótulo Green Brand e o selo Nordic Swan Ecolabel, que destacam produtos que cumprem rigorosos critérios ambientais.

Desde há sete anos, já reduziram as vossas emissões de CO2 em 42% e procuram otimizar e tornar sustentável a vossa cadeia de valor. Como é que a tecnologia e a criatividade podem ajudar a que alcancem os vossos objetivos, também neste quesito?

Tanto a tecnologia quanto a criatividade desempenham um papel crucial para alcançarmos os objetivos de sustentabilidade. A combinação de tecnologia de ponta e abordagens criativas em design de produto, otimização da cadeia de valor e gestão de recursos será vital para a UHU continuar a reduzir as emissões de CO2 e cumprir os
objetivos de sustentabilidade.

Como se posiciona a UHU para o futuro, considerando as obrigações com o ambiente, a necessidade constante de inovação e os desafios que novos materiais e tecnologias podem representar para o futuro da área das colas e adesivos?

A empresa reconhece que o desenvolvimento sustentável e a inovação constante são pilares essenciais para continuar com posição de destaque num mercado cada vez mais dinâmico e consciente.

A UHU já implementou práticas sustentáveis significativas, como a gama ReNATURE, que utiliza bioplásticos e reduz o impacto ambiental através de embalagens recicláveis e matérias-primas renováveis. O foco está em reduzir o impacto ambiental em todas as fases do ciclo de vida do produto, da produção ao descarte;

A empresa continua a investir fortemente em I&D para se manter à frente das necessidades dos consumidores e das exigências tecnológicas. Estamos atentos à crescente procura de produtos mais versáteis, que funcionem com novos materiais como compósitos, plásticos de alta tecnologia e superfícies mais inovadoras. A introdução de produtos como o UHU Poly Max®, que colam, vedam e fixam em superfícies desafiadoras, demonstra esta capacidade de inovação;

A importância de práticas empresariais responsáveis e de uma cadeia de abastecimento ética estão na base da UHU. A certificação EcoVadis Gold, que avalia sustentabilidade, direitos humanos e impacto social, reflete o compromisso da empresa em manter uma operação transparente e responsável. O posicionamento da UHU para o futuro é focado numa estratégia de equilíbrio entre inovação, compromisso ambiental e adaptação contínua aos avanços tecnológicos e materiais, sempre atenta às necessidades emergentes dos consumidores.