A eleição dos corpos sociais para o triénio 2025-2027 da APOTEC, Associação Portuguesa de Técnicos de Contabilidade, aconteceu, em sede de Assembleia Geral, no sábado, dia 29 de março de 2025.
Os novos órgãos sociais foram eleitos por unanimidade, ou seja, 100% dos presentes (que representam 78% do universo de eleitores). Isabel Cipriano, eleita em 2022 Presidente da Direção desta Associação – tendo sido a primeira mulher desde o 25 de Abril a assumir este cargo – foi reeleita.
A Associação Portuguesa de Técnicos de Contabilidade foi fundada a 16 de Março de 1977 e conta com várias seções regionais em Portugal Continental, nos Açores e na Madeira, tendo ainda associados em Macau e em alguns países de expressão portuguesa.
“Estes últimos três anos foram um desafio intenso a vários níveis, entre os quais o de modernizar a nossa oferta formativa, aliado ao valor sempre presente que é o de dignificar esta profissão. Conseguimos igualmente introduzir na sociedade civil a necessidade de disciplinas de literacia financeira e desmistificar conceitos associados à contabilidade ou ao que é ser contabilista, técnico de contabilidade. Ser reeleita novamente por unanimidade foi um orgulho e um sentido de missão cumprida”, salienta Isabel Cipriano. “Ainda há muito a fazer, nomeadamente ao nível de manter o livre associativismo e impulsionar novas gerações para este setor profissional que está presente no quotidiano de todos nós”, acrescenta.
Formada em Contabilidade e Administração no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, ISCLA, Isabel Cipriano tornou-se associada da APOTEC em 1997. Na viragem do século foi convidada a assumir a coordenação do jornal periódico da APOTEC, o Jornal da Contabilidade e mais tarde para dotar esta associação de meios tecnológicos e digitais no sentido de facilitar os processos administrativos e facilitar a comunicação com os associados e parceiros. Foi igualmente Vice-Presidente da APOTEC até que, em janeiro de 2022 é eleita presidente, cargo a que foi reconduzida.