Muito se tem falado em literacia financeira e na possibilidade de esta ser incluída nos currículos escolares, mas será que a maior parte dos portugueses saberá o que é e porque é tão importante a literacia financeira?
O dinheiro tem um papel importante na vida de todos, afinal de contas, sem este mediador de transações comerciais, a troca de bens e serviços seria, no mínimo, muito complexa. Apesar de não voltarmos à idade da pedra, quando o dinheiro falta ou é mal gerido, a qualidade de vida baixa de imediato, nomeadamente quando há dívidas envolvidas.
É aqui que entra a literacia financeira, disciplina prática que se propõe ajudar-nos a identificar gastos supérfluos, oportunidades de investimento e soluções de financiamento que podem facilitar a gestão do nosso dinheiro.
Literacia Financeira: o que é e porque é importante?
Antes de explicarmos, em detalhe, o que é a literacia financeira, é importante sublinharmos que esta não é uma solução milagrosa, mas antes uma preciosa ferramenta para nos ajudar a encontrar o caminho que nos leve ao equilíbrio financeiro.
Na prática, a literacia financeira corresponde ao conhecimento de conceitos financeiros que nos permitirão perceber todas as dimensões ligadas a uma decisão que afete a gestão do nosso orçamento mensal.
Isto é, quando sabemos o que é uma TAEG e em que ela interfere no “preço” de um crédito pessoal ou quando ficamos a perceber como calcular a nossa taxa de esforço antes de contratarmos um cartão de crédito, isso fará com que consigamos tomar decisões mais informadas e façamos uma gestão mais racional das nossas finanças pessoais.
Além de nos ajudar a escolher a solução de financiamento que melhor sirva os nossos interesses, a literacia financeira é extremamente útil na criação de um orçamento mensal que nos permita ter uma visão mais concreta para onde vai o dinheiro que entra em nossa casa e, dessa forma, conseguirmos ajustar hábitos de consumo no sentido de estimularmos a poupança.
Apesar de estarmos a falar de conceitos financeiros mais relacionados com a vida adulta, a literacia financeira deve ser introduzida desde tenra idade através de noções simples sobre de onde vem o dinheiro e qual o seu valor.
Vantagens da literacia financeira no dia-a-dia: um caso prático
Como já referimos anteriormente, a literacia financeira será de extrema importância aquando da escolha de um crédito pessoal ou quando queremos pedir um cartão de crédito online, uma vez que ao termos conhecimento de quais as taxas de juro envolvidas nestes créditos, vamos poder realizar comparações mais eficientes entre as diferentes soluções de financiamento existentes no mercado financeiro português.
Por exemplo, vamos imaginar que precisamos de um cartão de crédito para financiarmos a compra de um bilhete de avião.
De modo a conseguirmos fazer comparações mais assertivas entre diferentes cartões, é importante sabermos que este tipo de meio de financiamento apresenta as seguintes taxas de juro:
– TAEG (Taxa Anual Efetiva Global): taxa que engloba todos os custos que vamos ter com o cartão, nomeadamente os juros, impostos e comissões bancárias;
– TAN (Taxa Anual Nominal): taxa que corresponde, grosso modo, ao “preço do dinheiro”, isto é, o juro que será aplicado ao crédito e que, por sua vez, é o resultado da soma do Spread com o Indexante.
Além das taxas de juro, a literacia financeira ajuda-nos ainda a perceber que os cartões de crédito apresentam um plafond de financiamento que delimita o dinheiro que podemos gastar mensalmente e que teremos de reembolsar findo esse período, bem como uma série de benefícios que podem variar de banco para banco, como é o caso do cashback (funcionalidade que nos permite receber uma percentagem do que gastamos com o cartão), do fracionamento de pagamentos até 3 vezes sem juros, descontos em combustíveis e Moda e até seguros de viagem e saúde.
Com estas informações em mãos, acabamos por escolher um cartão de crédito, mas como fazer para o contratar?
A resposta é simples: online. Graças à digitalização dos serviços bancários e ao surgimento dos bancos digitais, pedir um cartão de crédito é mais simples, cómodo e rápido do que nunca.
Como vemos, além de nos permitir tomar uma decisão financeira mais informada, a literacia financeira ajuda-nos a percebermos como funciona a contratação deste tipo de soluções de crédito melhorando, deste modo, a nossa qualidade de vida.