Há quanto tempo surgiram as clínicas MyMedic? Porquê a opção por Viseu e Fornos de Algodres para implementarem as clínicas?
A MyMedic iniciou a sua atividade em 2007, com a aquisição de uma clínica dentária já existente em Fornos de Algodres, por dois dos sócios atuais. Esta aquisição marcou o início da marca na região e refletiu o desejo de
modernização e expansão, sobretudo para o local de origem dos fundadores. Em 2010, a empresa sofreu uma reestruturação interna e nasceu oficialmente a marca MyMedic, assente numa base sólida de crescimento e inovação. Com foco principal na Medicina Dentária e Reabilitação Oral, a MyMedic sempre teve a ambição de abraçar
outras especialidades médicas. Em 2013, reforçando esse compromisso, foi feita uma aposta estratégica na cidade de Viseu. Esta expansão concretizou-se em 2015, com a abertura de uma nova clínica situada na Rua João Mendes.
Que serviços disponibilizam?
Para além das várias valências em Medicina Dentária, oferecemos serviços como Implantologia, Ortodontia, Estética Dentária, Odontopediatria, entre outros, e complementamos com especialidades médicas como Clínica Geral, Psiquiatria, Pneumologia, Exames de Cardiologia, Harmonização Orofacial e Rastreios Auditivos. Tudo isto com equipas comprometidas e parcerias de confiança, garantindo cuidados completos e personalizados.
É sabido que Portugal tem das Medicinas Dentárias de maior qualidade e mais avançadas do mundo. Como se descrevem, enquanto integrantes desta área, no que respeita à utilização de tecnologia de vanguarda para tratamento e diagnóstico de quem vos procura?
Sabemos que a tecnologia sozinha não é suficiente — é uma combinação de equipamentos avançados com uma equipa altamente desenvolvida que faz a diferença. Por isso, investimos constantemente em formação e atualização científica para garantir que os profissionais aproveitem ao máximo as ferramentas disponíveis. Portugal é hoje referência mundial em Medicina Dentária e a MyMedic posiciona-se na vanguarda dessa evolução, utilizando tecnologias como radiologia digital de baixa radiação, scanners intraorais, planeamento digital do sorriso, cirurgia guiada por computador e ortodontia invisível 3D.
“A saúde oral só será universal quando houver compromisso político sério para
a integrar em todas as suas valências no sistema nacional de saúde”.
Quão importante é ter um leque alargado de serviços, no que respeita à Saúde Oral, e como se conjugam as áreas de todos os especialistas para oferecer ao paciente um tratamento completo?
Oferecer uma variedade de serviços de saúde oral não é apenas uma vantagem, mas uma necessidade para garantir tratamentos completos e personalizados. Na MyMedic, sabemos que cada paciente é único, por isso avaliamos cada caso individualmente, envolvendo as especialidades certas no momento certo. Temos uma equipa multidisciplinar com experiência nas diversas áreas da medicina dentária que permite olhar para o paciente de forma global, fazer diagnósticos precisos e criar planos de tratamento adaptados às suas necessidades.
Que serviços destacam como sendo aqueles mais procurados atualmente pela população e, também, pela vertente tecnológica que já apresentam?
Atualmente, as Clínicas MyMedic destacam-se por três áreas principais, que refletem as tendências da medicina dentária moderna: implantologia, ortodontia invisível e estética digital do sorriso. A implantologia tem crescido, especialmente em casos complexos, graças a avanços como planeamento 3D, cirurgia guiada e carga imediata, que tornam os tratamentos mais rápidos, convenientes e eficazes. Na ortodontia, os alinhadores invisíveis transformaram a experiência, especialmente para adultos, trazendo discrição, conforto e acompanhamento digital que melhoram o sucesso do tratamento. Já a estética digital, com Digital Smile Design e facetas, ajuda quem quer mais que saúde oral — quer um sorriso que eleva a autoestima. Com simulações digitais, o paciente vê o resultado antes de começar, tornando o planeamento mais preciso e personalizado.
Trabalham também com o cheque-dentista. Que impacto teve a implementação desta solução estatal na saúde oral de quem dela beneficia?
O programa Cheque-Dentista tem sido uma ferramenta poderosa para aumentar o acesso à saúde oral, especialmente para grupos vulneráveis. Na MyMedic, acompanhamos o impacto positivo deste apoio em grávidas,
crianças, jovens e idosos, que podem realizar tratamentos como destartarizações, restaurações e extrações. Ainda assim, o programa não atende todas as necessidades da população. Em 2023, cerca de 32% dos cheques emitidos não foram usados, muitas vezes devido à falta de cobertura para tratamentos necessários ou à fuga de adesão de médicos-dentistas em algumas regiões, tornando uma parceria pouco atraente para profissionais e pacientes.
“Investimos constantemente
em formação e atualização
científica para garantir que os
profissionais aproveitem ao
máximo as ferramentas
disponíveis.”
Que análise faz à ainda escassa presença da Medicina Dentária no SNS? Que mudanças traria à qualidade da saúde oral dos portugueses se estes pudessem ter esta área disponível via SNS ou parceria público-privada entre clínicas e Estado?
É necessária uma aposta mais estruturada, com foco na prevenção primária e educação em saúde oral. Defendemos a integração da Medicina Dentária no SNS com o reforço de parcerias público-privadas com clínicas certificadas como a MyMedic, aproveitando a capacidade do setor privado para oferecer uma resposta mais rápida, eficaz e humana às necessidades da população. Mais prevenção, diagnósticos precoces, menos urgências e custos, e maior dignidade para quem precisa. A saúde oral só será universal quando houver compromisso político sério para a integrar em todas as suas valências no sistema nacional de saúde.
