Nelson Tereso Advogados: o rigor, honestidade e profissionalismo do Direito

A Nelson Tereso Advogados – Attorneys at Law é um escritório de prática generalista, com um foco especial no Direito Sucessório e na ligação muito forte que o fundador, Nelson Tereso, tem com os Estados Unidos da América, onde nasceu e mais tarde veio a desenvolver importantes parcerias no seu contexto profissional.

0
1054
Nelson Tereso, advogado

Filho de emigrantes portugueses, Nelson Tereso desenvolve a sua afinidade com os Estados Unidos da América desde sempre, vindo a consagrar-se no seu trabalho como uma ponte entre este país e o nosso, na vertente da advocacia. Esta relação com o país da América do Norte é uma que pretende cuidar e fazer crescer nos próximos anos. De momento, a Nelson Tereso Advogados tem parcerias com advogados em Massachusetts, Connecticut, Nova Iorque, Califórnia e Flórida, para além de um escritório em parceria com a Arcos Agency localizado em Newark, Nova Jérsia, que conta com uma importante comunidade portuguesa. O fluxo entre os dois países, com o escritório a representar clientes dos Estados Unidos em Portugal e vice-versa, é “uma parte significativa da clientela do escritório”, segundo explica o seu fundador. Com dupla nacionalidade, Nelson Tereso atesta que se identifica com as comunidades portuguesas nos Estados Unidos, “com aquilo que fazem em prol de Portugal, de divulgação da portugalidade”. Afirma que “tenho muito gosto em saber que ajudo a economia nacional, ao trazer americanos para investir no setor imobiliário e para constituir empresas em Portugal, ao mesmo tempo que levo daqui algumas pessoas a investir nos Estados Unidos, criando valor acrescentado para ambas as economias”.

Para Nelson Tereso o trabalho de um advogado “não é só a parte jurídica”, sendo que “deve pensar muito no interesse superior do cliente”. A Nelson Tereso Advogados é “um escritório pequeno, mas muito dinâmico e empreendedor”, cujos valores mais importantes são “o rigor, o profissionalismo, a honestidade e a humanidade”. “Esta é a minha matriz, de outro modo não consigo trabalhar”, assevera, para acrescentar que “o meu primeiro objetivo não é dinheiro, o meu primeiro objetivo é servir o cliente, porque sei que ao servir bem um cliente mais clientes virão”. Nelson Tereso acabou por se “especializar” em Direito Sucessório de tanto o praticar: “tanto fazemos Direito Sucessório, que acabei por me especializar”. Ainda assim, frisa que “fazemos muito Direito Sucessório, mas não só”, e que o seu escritório é da prática generalista. Concretamente, trata também muito do que apelida de Direito Imobiliário e Direito Comercial, com muitos norte-americanos a quererem constituir empresas em Portugal, e tantos outros a procurar o nosso país como uma segunda ou até primeira casa. “No fundo, tratamos de qualquer assunto jurídico”, elucida. A especialização no Direito Sucessório surgiu na avultada quantidade de heranças e partilhas a tratar em Portugal, com herdeiros nos Estados Unidos. A tal componente humana, para além da legal e processual, mostra-se na forma como Nelson Tereso tratou recentemente de todos os preparativos fúnebres de um cliente que tinha em Portugal, cujos filhos se encontram nos Estados Unidos. Este trabalho no Direito Sucessório deu aso não somente a uma especialização, como também a um livro, que foi lançado em maio de 2019, “O Lado Prático do Direito Sucessório: Resolução de Hipóteses Práticas e Minutas”. O trabalho assinado por Nelson Tereso conta com uma primeira edição que esgotou em seis meses e uma segunda edição, lançada no âmbito da Feira do Livro de Lisboa do ano passado, a 27 de agosto, a ser vendida a bom ritmo. “Tudo aponta para que haja uma terceira edição”, explica o autor, que avança ainda que “tenho na forja um outro projeto editorial, que não tem a ver com Direito Sucessório”, a ser publicado em 2022. A obra veio “preencher uma lacuna que existia” na oferta de livros sobre este tema, pois “aborda o Direito Sucessório no seu lado mais prático”, sendo que os que se encontravam até agora disponíveis cobriam apenas a parte teórica. Este livro pioneiro trata, em concreto, dos procedimentos legais a ter após o falecimento de uma pessoa. Apelidado de “Manual de Instruções Sobre o Direito Sucessório”, destina-se a estudantes de Direito, advogados, advogados estagiários, notários, conservadores, juristas, entre outros. Apresenta hipóteses, seguindo com a resolução dessas hipóteses, sempre com recurso a casos práticos, terminando com um léxico jurídico, onde consta toda a terminologia do que é o Direito Sucessório e muitas minutas exemplificativas dos actos a praticar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here