“Planear” – a palavra do ano para 2023

O ano de 2023 inicia com uma expectativa de inflação e dificuldades financeiras para particulares e empresas. Para André Oliveira Antunes, partner e CEO da AA CONSULTING, a palavra do ano é, por isso, “planeamento”, na medida em que uma gestão consciente da realidade financeira ajudará famílias e empresas a ultrapassar um ano onde a disponibilidade de rendimento é menor.

0
836

Em 2023, temas como a transição digital e a importância do fator humano nas organizações continuam em foco. Como lida a AA CONSULTING com estas questões, sobretudo no que possa representar uma alteração positiva dos métodos de trabalho e de gestão de pessoas na empresa?

A AA CONSULTING tenta aliar, sempre, a componente digital à humana. Acreditamos que não existem empresas sem as pessoas e afirmamos que o capital humano é o mais valioso em qualquer empresa. Tentamos concretizar a transição digital no setor em que atuamos capacitando os nossos recursos humanos com contínua formação e aplicando procedimentos de maior eficiência, com o objetivo final de prestar um serviço de excelência aos nossos clientes.

Como analisa, a nível contabilístico, a importância da transformação digital, bem como a necessidade de simplificar o regime fiscal nacional?

A transformação digital vem traduzir uma redução de tempo de arquivo dos documentos fiscal e contabilisticamente relevantes. Sabemos que Portugal tem um sistema fiscal complexo e até com algumas redundâncias e a transformação digital revela-se imperativa quer para os profissionais, quer para diversas entidades/plataformas públicas, que deveriam estar sempre disponíveis para que as funções dos contabilistas fossem realizadas em tempo útil. Cremos que todo o futuro passa pelo digital, quer pela rapidez de disponibilização de informação, no que toca aos nossos clientes, quer para cumprimento das obrigações fiscais a que estamos obrigados como contabilistas.

Tendo em conta os fundos europeus de que Portugal irá beneficiar, como pode a AA CONSULTING ajudar quem pretenda concorrer a esses apoios?

A AA CONSULTING, desde 2020, aprofundou a sua experiência no que respeita à elaboração, análise e submissão de candidaturas a fundos de apoio ou outros incentivos. Isso dá-nos a segurança e garantia de que podemos ajudar qualquer empresário que queira concorrer a qualquer incentivo que se encontre disponível. Garantimos sempre um acompanhamento próximo a cada projeto, desde a fase da candidatura até à aprovação pela entidade competente.

Como se preparou a AA CONSULTING para os novos desafios que o mercado empresarial enfrenta atualmente?

A pandemia foi o ponto de viragem para abrir horizontes a qualquer empresa, no que respeita a novas formas de trabalhar e realizar negócios. A AA CONSULTING modernizou todo o seu parque informático e começou desde logo a transição para o digital. Hoje qualquer um dos nossos clientes tem a sua contabilidade e respetivos documentos
digitalizados e tem acesso 24/7 à informação. Julgamos que a pandemia veio dar uma grande alavancagem ao digital e temos tido feedback muito positivo por parte dos nossos clientes.

Que conselhos/regras de gestão financeira e contabilística são fundamentais salientar, para que todos se preparem para o impacto que este ano pode vir a ter?

A palavra-chave em 2023 será planeamento. Qualquer empresa ou particular que consiga planear a sua tesouraria terá maior segurança no decorrer do ano. A criação de um orçamento mensal/anual, assente no histórico de anos
anteriores, pode ser uma ótima ferramenta de gestão. Nesse orçamento, deve ser incluída uma margem para alguma descida na faturação ou um aumento de qualquer custo que já exista. Outra forma de ultrapassar ou contornar as possíveis dificuldades que se avizinham é ponderar custos não prioritários que podem conduzir a constrangimentos desnecessários. A AA CONSULTING tem auxiliado as empresas a construírem ferramentas de gestão e apoiado na gestão de tesouraria das empresas que recorrem a nós.