A Mind Source foi distinguida como Great Place to Work 2023. Quais os fatores que mais contribuíram para a atribuição deste prémio?
É com grande satisfação e orgulho que recebemos esta distinção, que nos motiva a continuar a melhorar as nossas políticas e práticas de felicidade laboral. O Great Place to Work Institute apura as melhores empresas para
trabalhar com base em dois critérios: um questionário enviado a todos os colaboradores que avalia várias dimensões da empresa (representa dois terços da avaliação final); um relatório com a descrição de todas as
práticas de gestão de pessoas, cultura e valores da empresa (representa um terço da avaliação final). Aquilo que mais contribui para a atribuição deste prémio é a opinião dos colaboradores. É claro que esta opinião é toldada pelo ambiente de trabalho e por todas as práticas internas de endomarketing levadas a cabo. Acreditamos que são elas que vão contribuir para a felicidade e motivação dos colaboradores.
Que políticas de felicidade laboral têm implementadas, que permitem um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional e asseguram, simultaneamente, que o colaborador dá o máximo de si para corresponder ao que é solicitado?
Oferecemos um plano de formação contínuo e personalizado; reconhecemos o mérito e o desempenho dos nossos colaboradores, através de um sistema de avaliação transparente e justo. Premiamos os top performers e atribuímos outros prémios não monetários, como viagens, vouchers, etc; temos um programa de mentoring que apoia os novos colaboradores na sua integração e desenvolvimento na empresa; temos uma política de trabalho híbrida e flexível; proporcionamos um ambiente de trabalho agradável e descontraído; seguro de saúde, plafonds para equipamentos informáticos e material de escritório para o home office; damos apoio fiscal e jurídico gratuito para o colaborador e para o agregado familiar; promovemos a saúde e bem-estar físico e mental com consultas
gratuitas de nutrição, psicologia, workshops, etc; estimulamos o convívio através de atividades lúdicas e desportivas; envolvemos os colaboradores em projetos sociais e ambientais, que refletem os nossos valores e a nossa responsabilidade para com a comunidade.
Que impacto teve a implementação destas políticas de felicidade organizacional na empresa, nos âmbitos financeiro e de produtividade? Houve um aumento de ambos?
Na Mind Source valorizamos a felicidade organizacional porque nos preocupamos genuinamente com a satisfação dos nossos colaboradores, mas também porque acreditamos que é um fator essencial para o sucesso e a competitividade no mercado de trabalho global. Acreditamos que estas políticas de felicidade laboral têm um impacto positivo na produtividade, na qualidade e na criatividade dos nossos colaboradores, que se sentem mais
motivados e empenhados. Sabemos que estamos no caminho certo quando somos considerados uma das Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal e na Europa e quando registamos uma taxa de rotatividade inferior ao mercado, o que revela o compromisso e a lealdade dos nossos colaboradores com a empresa.
Estas políticas ajudam a reter colaboradores, considerando o mercado de trabalho global e competitivo que o país hoje enfrenta?
Acreditamos que estas políticas ajudam na retenção de talento com diferentes pesos para diferentes colaboradores. Sabemos que os colaboradores não valorizam todos o mesmo, por isso procuramos ter políticas que vão ao encontro das diversas necessidades dos colaboradores. Temos colaboradores que valorizam o desenvolvimento de competências e a aposta que a Mind Source faz na sua formação e certificação. Outros valorizam acima de tudo a flexibilidade de poder trabalhar a partir de casa sabendo que o escritório está acessível a todos os que procurem um ambiente de trabalho colaborativo alguns dias por mês. Outros ainda valorizam benefícios como o seguro de saúde, premiações, a atribuição de um smartphone ou o plafond de home office, por exemplo.
A plataforma Upreciate
A plataforma Upreciate é uma forma de reconhecimento entre os colaboradores, que pode gerar recompensas. O que vos levou a criar esta plataforma e que benefícios diretos ela traz à empresa, bem como aos próprios colaboradores?
Os principais motivos que nos levaram a criar uma plataforma como Upreciate foi a nossa ambição de criarmos uma cultura interna de reconhecimento; fortalecermos o ADN e o sentido de comunidade; fomentarmos o
feedback positivo (de forma pública) e o feedback construtivo (de forma privada); estimularmos a premiação da performance por meritocracia; e aumentarmos os níveis de motivação e a retenção de talentos. Sendo a falta de reconhecimento a principal razão que leva à demissão dos colaboradores, de acordo com a Forbes, a plataforma Upreciate apresenta-se como uma solução para empresas que têm os talentos no topo das suas prioridades.
Este tipo de plataforma, aberta, onde todos podem ver as reações ao trabalho de cada um não pode vir a fomentar alguma competitividade entre os próprios colaboradores? Como consegue a empresa aproveitar o que isso tem de saudável, sem transformar o propósito numa competição acirrada entre colegas?
A plataforma Upreciate tem um grande foco no reconhecimento e no agradecimento. Ou seja, aquilo que é partilhado nesta plataforma e que fica visível para toda a empresa é o feedback positivo, transformando a cultura da empresa para uma cultura de feedback ágil, regular e espontâneo, com grande foco na comunicação entre as equipas. Criamos assim uma cultura que valoriza o reconhecimento entre pares e não apenas o feedback da chefia. Sabemos o quão importante é o trabalho de equipa para o sucesso dos projetos, e com a plataforma
Upreciate conseguimos fomentar precisamente o espírito de equipa e a entreajuda entre os colegas.
Ao tornarmos o reconhecimento visível a toda a empresa, nas mais pequenas ações do dia a dia, estabelecemos um padrão daquilo que é esperado e elevamos a fasquia. Gera-se uma competição bastante saudável, que só promove o trabalho de equipa e a procura pela excelência. Sendo a plataforma adaptada a cada empresa, é
possível personalizar com os valores da empresa e dessa forma garantir que estes valores estão a ser aplicados na organização.
Como tem sido recebida esta plataforma, pelos seus utilizadores? Que feedback existe e que impacto está a ternas organizações?
A plataforma tem sido muito bem recebida pelos utilizadores, com elevadas taxas de adoção, e está a transformar a forma como os colaboradores são reconhecidos. Em backoffice, os responsáveis de RH e de Endomarketing podem acompanhar as taxas de participação e o volume de “Thumbs Ups” (agradecimentos)
trocados entre os colegas, entre muitas outras analíticas. Uma funcionalidade fulcral, que se tornou ainda mais importante no contexto de trabalho híbrido experienciado na maioria das empresas, é o dashboard do happiness score de toda a organização. Através deste dashboard, a organização pode analisar o grau de satisfação ao longo de diferentes períodos temporais, identificando padrões por departamentos e funções e correlacionando eventos positivos ou mudanças organizacionais a picos de satisfação / insatisfação. Com esta informação na sua posse, as organizações podem agir de forma rápida e assertiva num determinado departamento para mitigar situações de
descontentamento. O impacto que se sente é que o reconhecimento é fomentado, assim como os níveis de satisfação dos colaboradores que sentem o seu trabalho reconhecido e valorizado.