“Procuramos o equilíbrio entre corpo e mente”

Em 1999, quando Alexandra Arnaut Dinis abriu a Clínica das Cinco Vilas, em Avelar, Ansião, optou por aliar a Medicina convencional, nomeadamente a fisioterapia e outras especialidades médicas, às terapias alternativas, inicialmente através da Acupuntura. Além disso, ainda adicionou o ballet ao leque de oferta de serviços disponíveis. Duas décadas depois, a diretora desta clínica está convencida que a sua aposta foi a correta.

0
1008
Alexandra Arnaut, diretora

“Desde o início, fiz questão de fazer algo diferente, mas isso exige risco”. As palavras são de Alexandra Arnaut, a diretora da Clínica das Cinco Vilas: “Para levar a cabo esta missão, reuni profissionais de excelência, que se identificassem com a nossa forma de trabalhar. Apoiamos a transparência, a integridade e a equidade. Acabamos por fazer uma Medicina Integrativa, numa complementaridade entre a Medicina convencional, as terapias alternativas e ainda a dança. Aliando estas três áreas distintas, o nosso objetivo é ultrapassar o simples tratamento do sintoma. Procuramos o equilíbrio entre corpo e mente e vemos todos os nossos utentes com um olhar mais humanizado, procurando conhecê-los e construir uma relação de confiança e duradoura”. Ao promover a saúde na sua totalidade, o paciente/utente passa a ter muito mais qualidade de vida: “A Medicina convencional é algumas vezes complementada pelas terapias alternativas, sendo este um modelo adotado inclusivamente em alguns hospitais, que reconhecem a importância de um tratamento global do problema de saúde, nomeadamente no que respeita a doenças musculoesqueléticas”.

Esta clínica dispõe de várias especialidades médicas, das quais Alexandra Arnaut destaca a Fisiatria e Ortopedia, a Reumatologia e a Clínica Geral. A Fisioterapia, a Psicologia, a Psiquiatria, a Pediatria, a Nutrição e as aulas de dança, em geral, foram as áreas onde a procura mais aumentou: “Aquando do confinamento obrigatório optámos pelas consultas, aulas de dança e os serviços de Personal Trainer, (PT) em formato online”.

A pandemia fez aumentar bastante as áreas ligadas à saúde mental, como a Psicologia e a Psiquiatria, e também as necessidades de Fisioterapia e da prática de exercício físico, mesmo para aqueles que estão em recuperação da Covid-19: “Nestes casos específicos, os problemas a tratar prendem-se com perda de massa muscular, dores musculares e articulares, fadiga e ainda dificuldades respiratórias. É sobre estas sequelas que os nossos médicos e fisioterapeutas intervêm”.

De entre outras valências, destacam-se ainda a Terapia da Fala, a Osteopatia e a Acupuntura, os tratamentos antitabágicos, estética, treinos de PT e aulas de grupo.

A dança é outro dos pilares dos serviços oferecidos por esta clínica: “Iniciei as aulas de ballet porque possibilitam melhorar a postura, diminuir a rigidez muscular, potenciando o bem-estar e a coordenação motora. A dança, enquanto atividade lúdica e intrinsecamente motivante, permite desenvolver aspetos motores, psicológicos e sociais. Quando aliada à Cinesioterapia, uma vertente da Fisioterapia, pode ajudar a tratar sequelas de AVC”. Atualmente, estão também disponíveis as danças de salão, danças afro-latinas e urbanas.

“O espírito é sempre de inovar, oferecendo o melhor aos nossos utentes”. A prova disso é a mais recente especialidade da clínica – Gerontologia, indicada para adultos que procuram um envelhecimento saudável e ativo e também dirigida aos cuidadores informais: “Criámos ainda sessões de coaching e mentoring, que nos estão a surpreender pela procura que têm tido”. Com mais de duas décadas de atividade, num espaço de 400 metros quadrados, com dois pisos e contando atualmente com 27 profissionais, distribuídos por 24 especialidades médicas e outras valências, Alexandra Arnaut admite que mantém a mesma vontade de continuar a prestar cuidados de saúde diferenciados, na região onde se insere: “O principal objetivo é manter a clínica na vanguarda, através dos serviços que disponibilizamos e dos nossos profissionais”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here