Rede Europeia Anti-Pobreza lança campanha sobre risco de pobreza e exclusão social

0
142

A Rede Europeia Anti-Pobreza (REAP) lançou esta quarta-feira uma campanha sobre os riscos de pobreza e exclusão social.

Segundo a REAP, uma em cada cinco pessoas em Portugal já é afetada por estas questões, que tendem a agravar-se.

No relatório divulgado esta quarta-feira, é possível perceber que, em 2023, a taxa de risco de pobreza ou exclusão social cifrava-se nos 20,1% – semelhante a 2022, mas com um aumento no total de pessoas que correm estes riscos – cerca de 20 mil novos indivíduos integram esta realidade. São mais de dois milhões de pessoas que se encontram uma condição de risco de pobreza ou exclusão social.

A maioria das pessoas que vivem em risco de pobreza são mulheres, pois são também a maioria dos que recebem até 591 euros por mês.

A Rede Europeia Anti-Pobreza salienta a importância de medidas políticas que possam fazer verdadeiramente a diferença junto de pessoas e famílias em dificuldades, mas também realça a importância de cada pessoa. O envolvimento da sociedade no combate à exclusão e à pobreza é essencial, na medida em que é possível, assim, acompanhar os casos conhecidos e só com uma intervenção orientada social e politicamente será possível mitigar estes casos.