O que pode ser considerado “agricultura sustentável”?
A atividade agrícola tem de ser sustentável, sob pena de não fazer parte da solução. A sustentabilidade da agricultura tem de garantir a produção de alimentos com a maior preservação possível dos recursos utilizados e ainda ser sustentável do ponto de vista económico e social. Só com a garantia da sustentabilidade em todas estas vertentes é possível manter uma atividade produtiva ao longo do tempo, com uma ocupação do território equilibrada e preservar o ambiente.
Que tipo de inovações na área das biosoluções apresenta o Grupo Rovensa Next?
A Rovensa Next tem vindo a desenvolver um conjunto de biosoluções a diferentes níveis, nomeadamente bionutrição, bioestimulação e biocontrolo, que permitem aos técnicos e produtores agrícolas ter estratégias integradas de nutrição vegetal, controlo de pragas e doenças, bioestimulação das plantas como prevenção e
reação a fenómenos causadores de stress abiótico e utilização mais eficaz de recursos, como soluções que permitem uma otimização da gestão da água utilizada em regadio.
Como podem as inovações laboratoriais e a tecnologia de ponta ajudar a levar a bom porto boas colheitas de agricultura sustentável?
O desenvolvimento das diferentes biosoluções é fundamental para garantir que temos uma absorção de nutrientes mais rápida e eficaz, com menores consumos de energia por parte das plantas. É fundamental
desenvolver formulações facilmente utilizáveis pelas culturas e fáceis e seguras para os aplicadores. Por outro lado, existe uma necessidade de manter as plantas saudáveis, por isso é imperativo que estas inovações permitam ter
soluções eficazes e seguras para o ambiente e para o consumidor.
Quais os principais desafios que a agricultura sustentável enfrenta atualmente e aos quais as vossas pesquisas e investigações procuram dar respostas?
Os desafios são muitos e vão desde a garantia de que somos capazes de produzir alimentos em quantidade
necessária e com a qualidade exigida, adotando métodos e processos que garantam a continuidade dos recursos. Aqui destacaria a necessidade de preservação do solo e da água. As soluções que disponibilizamos permitem
um uso mais eficiente da água, assim como um uso mais eficiente dos nutrientes fornecidos e melhoria das características físicas e químicas do solo.
Como se posiciona o Grupo Rovensa Next relativamente ao futuro, sobretudo na área agrícola, considerando as dificuldades que as alterações climáticas causam a este tipo de produção?
As alterações climáticas são uma realidade e têm um impacto cada vez maior no potencial produtivo das culturas. Felizmente temos disponíveis e acessíveis métodos de previsão meteorológica que permitem antecipar fenómenos que podem causar stress nas plantas a um nível que pode ser destrutivo ou causar danos severos que comprometem a produção. É aqui que o conhecimento adquirido e a investigação de anos, inclusivamente com entidades externas, nos permite ter e continuar a desenvolver na Rovensa Next, um portfolio de soluções bioestimulantes que podem ser posicionados ao longo de todo o ciclo das culturas. Além disso, o apoio e aconselhamento agronómico da equipa técnica da Rovensa Next são uma constante, procurando estar sempre muito próximos da fileira produtiva e de todos os seus agentes.