A sustentabilidade na área tecnológica é crucial, para garantir que a evolução não é responsável por um ainda maior desequilíbrio do planeta. Qual o papel de empresas como a WDMI neste processo?
As empresas como a WDMI são essenciais na promoção da sustentabilidade tecnológica, prolongando a vida útil dos dispositivos recondicionados e reduzindo o desperdício eletrónico. Apostamos em soluções energeticamente eficientes e embalagens recicladas, com o objetivo de minimizar o impacto ambiental e acreditamos que a inovação tecnológica deve ser responsável e sustentável, de forma a tornar a tecnologia mais acessível e menos prejudicial ao planeta.
O que vos fez optar pela área dos equipamentos recondicionados? Há 14 anos, quando surgiram, esta era uma hipótese já reconhecida como fiável?
Existimos há 14 anos, mas começámos a trabalhar com equipamentos recondicionados há 12 anos. Na altura, o mercado de recondicionados ainda não tinha a aceitação que tem hoje. Havia algum ceticismo em relação à fiabilidade destes produtos, mas acreditávamos que esta era uma alternativa sustentável e economicamente vantajosa. Optámos por esta área porque vimos nela uma oportunidade para reduzir o desperdício eletrónico e tornar a tecnologia mais acessível a empresas e consumidores. Com o tempo, a evolução dos processos de recondicionamento e a crescente consciencialização ambiental ajudaram a consolidar esta opção como uma escolha fiável e responsável.
O que nota, hoje, nos clientes que procuram um equipamento recondicionado? Que tipo de clientes são?
Observamos uma mudança no perfil dos clientes de equipamentos recondicionados, que agora inclui uma maior diversidade, como estudantes, profissionais e grandes empresas. Além do preço, muitos optam por esta solução devido à preocupação com a sustentabilidade e o impacto ambiental. A confiança na qualidade aumentou,
refletindo-se numa procura crescente.
“Além do preço, muitos optam por esta
solução devido à preocupação com a sustentabilidade e o impacto ambiental”.
Existe algum tipo de cliente ou setor empresarial onde a utilização destes equipamentos informáticos recondicionados não seja, de facto, a melhor opção?
Os equipamentos recondicionados são uma excelente opção para a maioria dos utilizadores, mas há exceções. Setores que exigem tecnologia de ponta, como engenharia avançada, edição de vídeo profissional ou gaming competitivo, podem precisar de hardware mais recente e específico, difícil de encontrar no mercado recondicionado. Além disso, empresas com requisitos rigorosos de segurança e certificação podem optar por novos
dispositivos por questões de conformidade. No entanto, para a grande maioria dos consumidores e negócios, os equipamentos recondicionados são uma solução equilibrada, oferecendo boa qualidade, preços mais acessíveis e um impacto ambiental reduzido.
Uma performance de um equipamento recondicionado é semelhante à de um equipamento novo? Quais as vantagens de optar por um computador recondicionado?
A performance de um equipamento recondicionado depende do modelo, processo de recondicionamento e das necessidades do utilizador. No entanto, na maioria dos casos, oferece desempenho semelhante ao de um novo,
especialmente quando é atualizado com componentes como SSD ou mais RAM e com os sistemas operativos mais recentes, provenientes de uma parceria com a Microsoft. As principais vantagens incluem um custo mais baixo,
maior sustentabilidade, redução do desperdício eletrónico e impacto ambiental, além de qualidade e fiabilidade, já que muitos são modelos robustos empresariais. Com garantia e suporte, os equipamentos recondicionados são
uma opção inteligente, equilibrando performance, economia e responsabilidade ambiental para a maioria dos utilizadores.
A União Europeia aprovou recentemente uma legislação que assegura ao cliente o direito à reparação de eletrodomésticos e telefones inteligentes, promovendo o aumento do tempo de garantia do produto e fazendo com que os fabricantes tenham peças disponíveis para uma reparação do produto, em vez da compra de um novo. O que pensa desta medida?
A legislação da União Europeia é um passo crucial para um consumo mais sustentável e responsável. Durante anos, os fabricantes promoveram um modelo de consumo descartável, tornando a reparação mais difícil e mais cara que a substituição. Com esta medida, as marcas serão obrigadas a disponibilizar peças e suporte técnico, incentivando a reparação e reduzindo o desperdício eletrónico. Em 2025 aumentamos a garantia dos nossos recondicionados para os três anos, o que para a WDMI é um reforço do nosso compromisso com a economia circular, permitindo prolongar a vida útil dos dispositivos e proteger o ambiente. Esperamos que essa mudança traga mais consciencialização sobre a importância de valorizar e reutilizar a tecnologia, em vez de descartá-la prematuramente.
“As principais vantagens incluem um custo
mais baixo, maior sustentabilidade, redução
do desperdício eletrónico e impacto ambiental,
além de qualidade e fiabilidade, já que muitos
são modelos robustos empresariais (…)”.
Qual o caminho para o setor dos equipamentos recondicionados? O futuro será, cada vez mais, feito da reciclagem e do reaproveitamento destes dispositivos tecnológicos?
O futuro do setor de equipamentos recondicionados passa pela reciclagem, reaproveitamento e inovação nos processos de recondicionamento. Com o aumento da consciencialização ambiental e a evolução das regulamentações para incentivar a economia circular, acreditamos que os recondicionados tornar-se-ão a escolha preferencial de muitos consumidores e empresas. A indústria tecnológica também está a adaptar-se, com fabricantes a promover programas de reutilização e reciclagem, além de dispositivos mais fáceis de reparar. As próprias legislações como o ‘direito à reparação’ tornam a reutilização mais acessível. Na WDMI, apostamos numa tecnologia mais sustentável, competitiva e responsável, garantindo produtos de qualidade com suporte e garantia.