“Ter informação fiável é ter poder”

A Equação Lógica foi criada há 10 anos e centra o seu trabalho nas áreas dos estudos de mercado e consultoria, como explica Fernanda Pereira, CEO da empresa.

0
680
Fernanda Pereira, CEO

Que balanço faz desta década e da evolução da empresa?

A Equação Lógica foi criada há 10 anos tendo como ponto de partida o desenvolvimento de uma estrutura operacional competitiva e de grande qualidade. Passado pouco mais de dois anos, tornámo-nos uma empresa de serviço completo, disponibilizando aos nossos clientes a mesma qualidade operacional de sempre, mas reforçada com consultoria de negócios baseada em estudos de mercado. Tornámo-nos membros APODEMO e é com orgulho que, passados 10 anos, vemos o percurso e sucessos alcançados, em Portugal e em outros países de língua oficial portuguesa e não só, onde tivemos oportunidade de trabalhar diretamente e através de parcerias.

Quais os estudos qualitativos e quantitativos mais frequentes?

Os estudos mais frequentes passam pelo teste de novas fórmulas de produtos, inovação, brand equity e comunicação. Fazemos ainda estudos de shopper, que nos permitem um acompanhamento muito aprofundado do comportamento e motivações de compra. Mais recentemente, a realização de estudos qualitativos digitais foi uma realidade, assim como os estudos que integram a abordagem de Design Thinking. O leque diversificado de setores de atividade permite uma ampla cobertura de targets e de categorias em estudo. De FMCG a serviços ou B2B. A Equação Lógica adquiriu nos últimos 10 anos uma vasta experiência de testes de produto, packaging e comunicação, que nos permite oferecer aos nossos clientes um sólido benchmarking como valor acrescentado na leitura de resultados. Temos também experiência na utilização de ferramentas de Neuromarketing.

Quais as mais-valias de um estudo de mercado para os clientes e o que pode melhorar numa empresa, através de um estudo deste género?

Ter informação fiável e relevante é ter poder, mas a posse da informação só se traduz em poder se a mesma for utilizada como suporte para a ação. A posse de um sólido estudo de mercado dá aos nossos clientes a possibilidade de tomar as decisões mais adequadas para minimizar os riscos naturalmente inerentes a qualquer decisão e maximizar a rentabilidade dos investimentos.

Que características destacaria da forma de trabalhar e apresentar um estudo da Equação Lógica que a fazem corresponder aos objetivos de grandes clientes, como os que já possuem?

A Equação Lógica® é constituída por uma equipa de técnicos experientes em estudos de mercado de âmbito nacional e internacional, permitindo dar resposta às diferentes necessidades dos nossos clientes. Com uma aposta na abordagem ad hoc, desenhamos soluções de research qualitativas ou quantitativas ou integradas que permitam a melhor resposta aos objetivos do cliente.

O que é a PRE.COM e a POS.COM, a nova ferramenta de avaliação da Equação Lógica, e que vantagens ela traz a quem utiliza?

Estas ferramentas foram criadas especificamente pelas solicitações dos clientes, que procuravam instrumentos de avaliação das suas campanhas publicitárias. São soluções ágeis de teste quantitativo ou qualitativo, para ajudar os clientes a maximizar o potencial das suas campanhas e obter o maior e melhor retorno das ideias criativas e mensagens das marcas, nos targets dos teens, kids e seniores.

Com base nos vossos conhecimentos sobre o mercado e o comportamento do mesmo, como lhe parece que será a evolução da economia nos próximos tempos?

Infelizmente, com a situação pandémica que todos vivemos, não se pode dizer que as perspetivas para a economia, quer nacional, quer internacional sejam boas. No entanto, estamos em crer que a retoma económica se trata sobretudo de uma questão de tempo.

www.equacaologica.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here