Inicio Economia e Finanças Último dia para pedir apoio excecional às famílias

Último dia para pedir apoio excecional às famílias

Quem teve de ficar em casa para cuidar dos filhos menores de 12 anos tem até ao dia de hoje para pedir esse apoio extraordinário à Segurança Social. Esse pedido deve ser feito pela entidade empregadora.

O valor a receber, pelo trabalhador, equivale a 2/3 do seu ordenado base, sendo que o valor que o funcionário receberá será pago a 50% pela Segurança Social e o restante pela entidade empregadora.

O valor mínimo do apoio será de um ordenado mínimo nacional, isto é, 635 euros, e o máximo de três salários mínimos – 1 905 euros

Caso se trate de um trabalhador independente, os apoios são menores e inteiramente pagos pela Segurança Social – o valor mínimo será de 438,81 euros, correspondente ao valor de um Indexante de Apoios Sociais (IAS) e o valor máximo correspondente a duas vezes o IAS, isto é, 1 907, 02 euros, sendo que o trabalhador independente deverá receber 1/3 da base de incidência contributiva relativa ao primeiro trimestre de 2020.

Estes apoios não são válidos durante o período das férias da Páscoa.

Relacionadas

Covid-19: 553 infeções e mais quatro mortes

Nesta sexta-feira, os números da Direção-Geral da Saúde indicam mais quatro vítimas mortais e 553 infeções causadas por Covid-19.

Segurança Social: dívidas podem ser pagas em seis prestações

Quem tenha uma dívida pendente com a Segurança Social pode agora solicitar o pagamento da mesma em seis prestações. O requerimento de adesão...

PRR: Governo injetará cinco mil milhões de euros nas empresas

Através do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), o Governo irá injetar nas empresas nacionais cerca de cinco mil milhões de euros.