Inicio Economia e Finanças Último dia para pedir apoio excecional às famílias

Último dia para pedir apoio excecional às famílias

Quem teve de ficar em casa para cuidar dos filhos menores de 12 anos tem até ao dia de hoje para pedir esse apoio extraordinário à Segurança Social. Esse pedido deve ser feito pela entidade empregadora.

O valor a receber, pelo trabalhador, equivale a 2/3 do seu ordenado base, sendo que o valor que o funcionário receberá será pago a 50% pela Segurança Social e o restante pela entidade empregadora.

O valor mínimo do apoio será de um ordenado mínimo nacional, isto é, 635 euros, e o máximo de três salários mínimos – 1 905 euros

Caso se trate de um trabalhador independente, os apoios são menores e inteiramente pagos pela Segurança Social – o valor mínimo será de 438,81 euros, correspondente ao valor de um Indexante de Apoios Sociais (IAS) e o valor máximo correspondente a duas vezes o IAS, isto é, 1 907, 02 euros, sendo que o trabalhador independente deverá receber 1/3 da base de incidência contributiva relativa ao primeiro trimestre de 2020.

Estes apoios não são válidos durante o período das férias da Páscoa.

Relacionadas

Número de desempregados próximo de valores pré-pandemia

O número de desempregados está próximo dos valores em que se encontrava antes da pandemia. O número...

Comissão Europeia alarga prazo de flexibilização das regras das ajudas do Estado

A Comissão Europeia, em virtude da pandemia, alargou as regras que regulavam as ajudas do Estado, em 2020 e a flexibilização é...

Recuperação económica leva a aumento do subsídio social de desemprego

A recuperação económica prevista pelo Governo poderá levar a um aumento de várias prestações sociais, entre elas o subsídio social de desemprego.