“Uma mulher que lidere uma empresa é posta à prova diariamente”

Ana Paula Borges é licenciada em Ciências Económicas e desde cedo percebeu que queria ter a sua própria empresa. Nasceu, em 2013, a ABTOC, centrada nas áreas da Contabilidade e Fiscalidade. Enquanto líder, Ana Paula Borges assume que já sentiu algum preconceito por ser mulher, mas continua firmemente a trilhar o seu caminho, dedicada aos seus clientes e ao “fazer bem” que caracteriza a empresa.

0
549

O que a levou a criar uma empresa sua?

Os meus pais tinham uma microempresa e sempre que tinha tempo livre ajudava-os, tendo assim conhecimento da realidade e dificuldades do tecido empresarial português. Isto despertou em mim a vontade de seguir estudos na área das Ciências Económicas. Após terminar a licenciatura em Economia percebi que a área da Contabilidade e da Fiscalidade era o que pretendia fazer profissionalmente. Trabalhei numa SGPS como Contabilista Certificada, onde adquiri conhecimentos em várias áreas de negócio, mas o meu sonho era constituir a minha própria empresa. Tendo herdado do meu pai o espírito empreendedor e a força de nunca desistir dos meus projetos, em 2013 constitui a ABTOC.

Enquanto líder, o que procura transmitir à sua equipa e aos clientes, no que respeita à filosofia da empresa e à forma de funcionamento?

A ABTOC é um projeto pessoal, que vê cada cliente, colaborador ou fornecedor como um ser único e individual. Conhecer a realidade de cada pessoa e saber ouvir são características essenciais para compreender e ajudar todos os que procuram os nossos serviços.

Como se definiria, enquanto líder e como procura posicionar a empresa, no mercado?

Um líder deve conciliar a vertente económica da empresa com a vertente humana dos trabalhadores. Os nossos colaboradores devem sentir-se motivados e valorizados, para que possam trabalhar e contribuir para o
crescimento da ABTOC. Esta não pretende ser mais uma empresa de contabilidade no mercado. Apresentamo-nos aos nossos clientes como um parceiro que está ao seu lado para os ajudar a crescer. Libertando-os de todas as questões fiscais que nos dedicamos a resolver, permitimos que concentrem toda a sua atenção nas questões económicas da sua empresa, para impulsionar o seu negócio.

Quais os maiores desafios que enfrentou, enquanto empresária? Alguns destes foram mais intensos ou difíceis devido ao facto de ser mulher?

O tecido empresarial português é dominado por homens. Quando uma mulher entra para este mundo é posta à prova diariamente, para ser aceite e reconhecida. Apesar das conquistas que têm vindo a ser alcançadas, ainda existe preconceito, pelo que há um caminho a percorrer para se mudar as mentalidades. No meu percurso profissional tenho-me deparado com homens que não veem com bons olhos a posição que ocupo porque não querem responder hierarquicamente ou não querem trabalhar com uma mulher. Com perseverança tenho ganhado o respeito dos homens que trabalham comigo.

A área da Contabilidade é estratégica para as empresas. O vosso papel, enquanto profissionais da Contabilidade, também é o de serem consultores financeiros dos vossos clientes?

Nos últimos 20 anos, tenho assistido à mudança na forma como os empresários têm olhado para o papel do Contabilista na sua organização. Se tradicionalmente nos viam como um cobrador de impostos, atualmente olham para nós como um pilar importante da sua empresa, na medida em que fornecemos informações necessárias para que possam compreender o estado de saúde da sua empresa e ajudar na tomada de decisões
para melhorar os resultados económico-financeiros.

Quais as previsões que pode deixar, a nível, económico, para o ano 2024, e que mensagem gostaria de deixar aos empresários, para o ano que se avizinha?

Apesar de o Orçamento do Estado para 2024 ter sido aprovado, o que permite concretizar o aumento do salário mínimo nacional e o aumento das pensões, até à tomada de posse do novo Governo vários projetos fundamentais poderão ficar suspensos, o que nos permite antever um ano difícil para as empresas e famílias. No entanto, acredito que o espírito de resiliência do povo português mais uma vez irá dar mostra da sua tenacidade e força de ultrapassar obstáculos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here