O ano de 2023 iniciou com uma conjuntura de incerteza a pairar sobre a economia e a sociedade portuguesa.
Apesar de já não se falar de recessão, as empresas ainda estão algo receosas do que este ano pode reservar, sobretudo para setores diretamente ligados ao crédito, como sejam o imobiliário e a construção civil.
Para muitos intermediários de crédito, este ano será de muita cautela, para as famílias e empresas e alguns têm mesmo sido contactados – sobretudo por famílias – para começarem a desenhar o plano de reestruturação financeira, através do crédito consolidado, uma solução que permite agregar as prestações, diminuindo o valor final a pagar mensalmente.
Para as agências imobiliárias, algumas delas também reconhecidas legalmente como intermediários de crédito, esta realidade não aparenta ser problemática, pelo menos enquanto a procura por imóveis se mantiver alta. Os players do setor esperam um ano positivo, com a introdução, inclusivamente, de alguma construção nova no mercado.
Os setores que se esperam que continuem a crescer são os ligados à tecnologia, saúde e inovação e, nesta área, a Maia é um concelho com muito a oferecer às empresas que lá se instalam. Alguns destes negócios são internacionais e escolheram fixar-se na Maia pela sua localização estratégica e pela capacidade de congregar um mindset empresarial de excelência e virado para o futuro e desenvolvimento.
Para premiar o sucesso de quem entrega sempre o melhor que pode e sabe ao cliente, os prémios Escolha do Consumidor e Marca Recomendada continuam a fazer valer a sua importância no mercado e, este ano, uma vez mais, há empresas que foram distinguidas. A Valor Magazine falou com algumas delas sobre a importância destes prémios e as mais-valias para o seu posicionamento no mercado.
Continuamos, também, a registar os testemunhos de mulheres empreendedoras e capazes de criar e levar adiante os seus negócios, bem como outros temas centrais da atualidade como a questão da saúde mental e os mais recentes vistos da CPLP.
Fique connosco e aproveite para ler tudo o que preparámos para si, nesta primeira edição do ano!