A PrimeIT celebra este ano 14 anos de mercado. O vosso posicionamento é “one step ahead”. É assim que sempre se querem posicionar?
Sim, sem dúvida. É o que nos move, é o que move a equipa toda da PrimeIT e é nisso que as nossas pessoas acreditam quando decidem vir trabalhar connosco.
Quais as áreas de atividade em que se especializaram? Que serviços prestam, no que respeita a cada uma dessas áreas?
A nossa atividade está essencialmente ligada ao IT, às Telecomunicações e ao Marketing Digital, em Portugal. É nestas áreas que somos especialistas, oferecendo aos nossos clientes soluções como a Consultoria Especializada, Projetos “chave na mão”, Nearshore e Managed Services nas várias áreas de Desenvolvimento de Software, Business Intelligence, Middleware, CRM, ERP e Infraestruturas.
As áreas de IT e Telecomunicações estão em destaque no que respeita ao número de projetos existentes. Estas são áreas em que a PrimeIT aposta fortemente?
Em Portugal o nosso foco são estas três áreas (IT, Telecomunicações e Marketing Digital). Temos caminhado cada vez mais para soluções mais estruturadas, envolvendo gestores de projeto, delivery managers e arquitetos. Para além disso, este ano, criámos uma área com soluções dedicadas ao setor público em Portugal.
São uma empresa nacional, mas com muita presença internacional. Como avaliam a importância do mercado internacional para o crescimento da PrimeIT e o desenvolvimento de novas áreas e serviços?
Temos 11 escritórios a nível internacional e todos na Europa, com destaque para França, Suíça, Espanha, Polónia e Reino Unido. Estamos a oferecer aos nossos clientes internacionais soluções não só em IT, Telecomunicações e Marketing Digital, como também em Energia e Infraestruturas. Hoje somos mais de dois mil colaboradores e a componente internacional representa cerca de 40 por cento.
Neste momento, são mais de duas mil as pessoas que integram a vossa equipa. Como constroem uma equipa unida e preparada para os objetivos mais vanguardistas?
A PrimeIT investe muito em formação, com a nossa Prime Academy responsável por formar as nossas pessoas. Todos os anos é feito um diagnóstico de necessidades, seja para colmatar lacunas existentes e atuais de cada um dos nossos colaboradores, seja para nos prepararmos para novos projetos. O nosso investimento em formação é feito em várias áreas, como técnica, linguística e comportamental. Para além da formação, a aposta nas relações humanas e no bem-estar dos nossos colaboradores é uma prioridade e este ano contratámos um Chief Heart Officer para assegurar que novas ações seriam criadas com este objetivo: Pessoas Felizes!
Como respondeu a PrimeIT aos desafios que a transformação digital impôs a muitas empresas, durante a pandemia?
Assegurámos a todas as pessoas os equipamentos, internet e outros materiais mais pontuais que necessitassem, para trabalhar a partir de casa, para além da equipa de helpdesk, que esteve sempre disponível. As reuniões passaram a ser feitas através de plataformas digitais e foram desenvolvidos novos processos e procedimentos internos que assegurassem algumas das áreas, como a formação, as sessões de integração de colaboradores, as avaliações de desempenho, os followups e as assinaturas de documentos.
Quais os principais desafios e projetos que a PrimeIT assumirá, num futuro próximo, e dos quais nos possa dar conta?
A PrimeIT vai continuar a apoiar os seus clientes nos seus desafios tecnológicos, através de soluções cada vez mais adaptadas a cada um. Temos ainda uma margem muito grande de crescimento relativamente aos últimos investimentos que fizemos e vamos continuar a apostar em desenvolver o nosso negócio noutras cidades da Europa.