“Vamos apostar no crescimento internacional”

Joana Leal é a CEO da PrimeIT, uma empresa especialista em IT, telecomunicações e marketing digital, criada em Portugal, mas que já conta com escritórios em vários países europeus. Dos dois mil colaboradores, quase metade pertencem aos escritórios internacionais da empresa e, de acordo com a CEO, há margem para crescer e expandir a presença na Europa.

0
497
Joana Leal, CEO

A PrimeIT celebra este ano 14 anos de mercado. O vosso posicionamento é “one step ahead”. É assim que sempre se querem posicionar?

Sim, sem dúvida. É o que nos move, é o que move a equipa toda da PrimeIT e é nisso que as nossas pessoas acreditam quando decidem vir trabalhar connosco.

Quais as áreas de atividade em que se especializaram? Que serviços prestam, no que respeita a cada uma dessas áreas?

A nossa atividade está essencialmente ligada ao IT, às Telecomunicações e ao Marketing Digital, em Portugal. É nestas áreas que somos especialistas, oferecendo aos nossos clientes soluções como a Consultoria Especializada, Projetos “chave na mão”, Nearshore e Managed Services nas várias áreas de Desenvolvimento de Software, Business Intelligence, Middleware, CRM, ERP e Infraestruturas.

As áreas de IT e Telecomunicações estão em destaque no que respeita ao número de projetos existentes. Estas são áreas em que a PrimeIT aposta fortemente?

Em Portugal o nosso foco são estas três áreas (IT, Telecomunicações e Marketing Digital). Temos caminhado cada vez mais para soluções mais estruturadas, envolvendo gestores de projeto, delivery managers e arquitetos. Para além disso, este ano, criámos uma área com soluções dedicadas ao setor público em Portugal.

São uma empresa nacional, mas com muita presença internacional. Como avaliam a importância do mercado internacional para o crescimento da PrimeIT e o desenvolvimento de novas áreas e serviços?

Temos 11 escritórios a nível internacional e todos na Europa, com destaque para França, Suíça, Espanha, Polónia e Reino Unido. Estamos a oferecer aos nossos clientes internacionais soluções não só em IT, Telecomunicações e Marketing Digital, como também em Energia e Infraestruturas. Hoje somos mais de dois mil colaboradores e a componente internacional representa cerca de 40 por cento.

Neste momento, são mais de duas mil as pessoas que integram a vossa equipa. Como constroem uma equipa unida e preparada para os objetivos mais vanguardistas?

A PrimeIT investe muito em formação, com a nossa Prime Academy responsável por formar as nossas pessoas. Todos os anos é feito um diagnóstico de necessidades, seja para colmatar lacunas existentes e atuais de cada um dos nossos colaboradores, seja para nos prepararmos para novos projetos. O nosso investimento em formação é feito em várias áreas, como técnica, linguística e comportamental. Para além da formação, a aposta nas relações humanas e no bem-estar dos nossos colaboradores é uma prioridade e este ano contratámos um Chief Heart Officer para assegurar que novas ações seriam criadas com este objetivo: Pessoas Felizes!

Como respondeu a PrimeIT aos desafios que a transformação digital impôs a muitas empresas, durante a pandemia?

Assegurámos a todas as pessoas os equipamentos, internet e outros materiais mais pontuais que necessitassem, para trabalhar a partir de casa, para além da equipa de helpdesk, que esteve sempre disponível. As reuniões passaram a ser feitas através de plataformas digitais e foram desenvolvidos novos processos e procedimentos internos que assegurassem algumas das áreas, como a formação, as sessões de integração de colaboradores, as avaliações de desempenho, os followups e as assinaturas de documentos.

Quais os principais desafios e projetos que a PrimeIT assumirá, num futuro próximo, e dos quais nos possa dar conta?

A PrimeIT vai continuar a apoiar os seus clientes nos seus desafios tecnológicos, através de soluções cada vez mais adaptadas a cada um. Temos ainda uma margem muito grande de crescimento relativamente aos últimos investimentos que fizemos e vamos continuar a apostar em desenvolver o nosso negócio noutras cidades da Europa.

www.primeit.pt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here