O ano letivo tem início entre 12 e 16 de setembro, mas no Portal da Queixa já existem várias queixas, feitas por pais e encarregados de educação que se confrontam com alguns problemas antes do início das aulas.
Problemas com manuais escolares, falta de vagas nos estabelecimentos de ensino e problemas no ato da matrícula do aluno são os três assuntos que mais queixas geraram neste Portal.
Das 483 reclamações que o Portal da Queixa registou sobre o regresso às aulas,424 tiveram o Ministério da Educação, Ciência e Inovação como alvo, nomeadamente no que se refe à utilização do Portal das Matrículas, bem como à questão de falta de vagas para crianças nos estabelecimentos de ensino pré-escolar, que é o segundo motivo com mais queixas.
A atribuição de vouchers e a receção dos manuais escolares (que, por vezes, não são todos entregues aos encarregados de educação, por falta de stock de livros ou são entregues com atraso) é outro dos motivos para reclamações. Neste caso, é a plataforma MEGA -Manuais Escolares Gratuitos que é o alvo das queixas.