Precisa de financiamento para colocar um implante dentário ou pagar o reembolso do IRS, mas não quer recorrer a um crédito pessoal tradicional?
A resposta que procura pode bem ser um crédito simples, uma solução que lhe vamos dar a conhecer já de seguida.
Crédito Simples: o que é?
Apesar de também ser um crédito pessoal, o crédito simples apresenta algumas variantes que lhe permite tornar os pedidos de empréstimo mais ágeis e próximos das necessidades e possibilidades económicas dos consumidores.
Esta maior agilidade é conseguida através de montantes de financiamento de baixo valor que, por norma, se situam entre os mil e os 5 mil euros, prazos de reembolso até 60 meses e taxas de juro mais reduzidas e competitivas.
Por exemplo, no caso do crédito simples da Credibom, instituição financeira de crédito galardoada com o prémio “Escolha do Consumidor 2024”, vai encontrar um simulador de crédito onde poderá calcular o valor da sua prestação mensal tendo, para isso, de escolher um montante de financiamento que varia entre os 3 mil e os 4900 euros e um prazo de reembolso que vai dos 12 aos 60 meses.
Além de não ter de pagar comissão por abertura de conta e usufruir de grande flexibilidade na escolha da data em que se processa o débito da prestação mensal, o consumidor poderá, à semelhança de um crédito pessoal tradicional, utilizar o dinheiro onde bem entender e sem ter que prestar qualquer justificação ao Credibom ou apresentar garantias para além do comprovativo de rendimentos e contrato de trabalho.
Se este tipo de crédito o cativou e pretende utilizá-lo para financiar os seus estudos ou pagar faturas de energia em atraso, tome nota destas sete dicas que o vão ajudar a escolher a melhor solução de crédito simples para si.
7 Dicas para encontrar o melhor crédito simples para si
1 – Utilize os simuladores de crédito simples online
Como já referimos quando utilizamos o exemplo do crédito simples do Credibom para ajudar a caraterizar este tipo de empréstimo, os simuladores online são uma excelente ferramenta para poder não só calcular o valor da sua prestação mensal, como também poder fazer comparações entre diferentes soluções de crédito simples.
2 – Calcule a sua taxa de esforço
Para que saiba em que medida uma solução de crédito simples vai afetar o seu orçamento mensal e poder facilitar a sua contratação, é importante que calcule a sua taxa de esforço, uma taxa que lhe dá a conhecer o peso que as prestações terão nas suas finanças pessoais e que é utilizada pelas instituições de crédito para fazerem as análises de risco.
Em termos práticos, a taxa de esforço calcula-se através da seguinte forma:
Taxa de Esforço: Encargos financeiros com as prestações de crédito / Rendimento Líquido Total do Agregado x 100
3 – Defina a finalidade a dar ao crédito
Para perceber qual será a melhor solução de crédito simples para si, defina a finalidade a dar ao empréstimo.
Não deixamos, contudo, de sublinhar que o crédito simples não tem uma finalidade específica, o que significa que não terá de prestar qualquer garantia ou justificar o fim a dar ao dinheiro à instituição de crédito.
4 – Defina montantes e prazos de reembolso
Para além da finalidade, recomendamos que também defina, à partida, os montantes e prazos de reembolso que pretende, uma vez que isso vai ajudá-lo a colocar de lado soluções de crédito simples que não se ajustem às suas necessidades de financiamento ou à sua capacidade financeira.
5 – Tome nota das taxas de juro
Tome nota das taxas de juro, nomeadamente a TAN e a TAEG, nas simulações que fizer para comparar diferentes soluções de crédito simples, uma vez que estas vão indicar-lhe quais os gastos totais que terá com o empréstimo.
Por exemplo, quanto maior for a TAEG, taxa que aglutina todas as despesas que terá com o crédito, mais caro será o crédito.
6 – Escolha um crédito simples com contratação online
Para não ter de perder tempo e dinheiro em deslocações a um balcão físico de um banco ou instituição de crédito, recomendamos que escolha um crédito simples com contratação 100% online.
Além de todo o conforto, contratar um crédito simples online é um processo menos burocrático e, por isso, mais rápido.
7 – Leia atentamente a ficha FINE
Por lei, todas as instituições de crédito a operarem em Portugal são obrigadas a fornecer-lhe a ficha FINE, documento onde poderá não só consultar todas as condições do contrato de crédito, como utilizar como elemento de comparação entre diferentes propostas de crédito simples.