“Definimo-nos pela qualidade”

0
321

A Clínica Berlim celebra, em 2022, cinco anos de atividade. Que balanço faz desta experiência e como tem evoluído este projeto?

Nos primeiros anos o balanço foi muito positivo, contudo, com esta altura da pandemia sofremos bastante, no que respeita à procura e no tipo de tratamentos efetuados. Porém, estamos confiantes que nos próximos anos voltaremos a recuperar, pois temos uma boa equipa e desenvolvemos um bom trabalho.

Quais as especialidades disponíveis na vossa clínica?

Temos disponíveis as áreas de Higiene Oral, Implantologia, Ortodontia, Prostodontia, Cirurgia
Maxilo-facial e estética e outros tratamentos de Dentisteria geral. A nossa equipa é constituída pelo diretor clínico, Dr. Hugo Barata (especialista em Implantologia); Drª. Joana Fortuna; Dr. Ivan Beleca e pela Higienista Oral Cláudia Batista.


Cada vez mais, o sorriso e a harmonia do rosto são muito importantes, quer para a segurança e confiança pessoal, como também socialmente. A implantologia, nessa medida, sofreu um aumento de procura?

Sim, gradualmente tem havido uma maior procura pelos tratamentos de implantologia, apesar de alguns pacientes preferirem outras opções menos dispendiosas. No nosso caso, consideramos que a Clínica Berlim tem uma boa relação qualidade/preço.

Gradualmente tem
havido uma maior
procura pelos
tratamentos de implantologia

Em Portugal, cerca de 40% da população já admitiu, num estudo, que não vai ao dentista há mais de um ano. Quais os motivos que podem levar a que a população portuguesa ainda não se dirija ao dentista com a frequência recomendada pelos especialistas?

Normalmente, está muito relacionado com o receio e medo de ir ao dentista e também com o
facto de muitas clínicas não serem comparticipadas pelo Estado. No nosso caso, a Clínica Berlim não possui acordos com companhias seguradoras, mas tem alguns protocolos.

Muitos portugueses acreditam que a Medicina Dentária é, ainda, uma especialidade muito cara, até porque a mesma ainda não está disponível via SNS. O que falta fazer para desmistificar essa ideia e aproximar mais a Medicina Dentária da população?

Idealmente, um maior incentivo do Estado e a integração do ramo da Medicina Dentária no
Sistema Nacional de Saúde, apesar disto ser muito difícil. É importante também o reforço da
consciencialização da população para a importância de uma boa saúde oral.

No âmbito da celebração do Dia Mundial da Saúde Oral, que aconteceu a 20 de março, quais os conselhos que gostaria de deixar à população sobre cuidados a ter com a sua dentição e a forma mais correta de cuidar da sua saúde oral?

É importante fazer pelo menos duas visitas anuais ao consultório dentário para tratamento e despiste de lesões e para a consulta de rotina com um Higienista Oral. Para além disto, manter bons hábitos de higiene oral no dia a dia, tais como escovar pelo menos duas vezes por dia e o uso de fio dentário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here