Celebra-se esta quarta-feira, dia 4 de setembro, o Dia Nacional do Psicólogo. Numa altura em que a procura pelos serviços dos psicólogos aumentou significativamente, a profissão é cada vez mais reconhecida, mas há também uma maior pressão sobre os profissionais. A Ordem dos Psicólogos lança, por isso, o “Manual de autocuidado para os Psicólogos e Psicólogas”.
Um manual que começa por recordar que “a profissão de psicólogo está envolta numa aura de invulnerabilidade ao sofrimento psicológico”, persistindo o mito de que serão “mais resilientes ou imunes a problemas de saúde psicológica” ou mesmo que “podem atuar profissionalmente sobre eles próprios, prevenindo ou tratando esses problemas. Uma ideia que não podia estar mais errada”.
Os estudos demonstram que, por comparação à restante população, os psicólogos e psicólogas são mais eficazes na gestão de níveis ligeiros a moderados de stresse e ansiedade, mas também mais resistentes a reconhecer o impacto negativo do stresse ocupacional na sua vida pessoal e profissional e mais relutantes na procura de ajuda especializada.
O Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, defende que esse autocuidado deve começar desde cedo: “Ainda no tempo da faculdade, enquanto estudantes de psicologia, os futuros psicólogos devem fazer desenvolvimento pessoal ou psicoterapia”.
O manual lançado esta quarta-feira recorda a importância de se ter presente que o psicólogo é a sua principal ”ferramenta” de trabalho. Por isso, reconhecer os riscos relacionados com a prática da Psicologia, admitir as barreiras ao seu reconhecimento e desenvolver estratégias de gestão do sofrimento psicológico a ele associado é de primordial importância. Neste contexto, assumir uma responsabilidade pessoal pelo autocuidado é uma obrigação ética, já que permite não apenas promover a saúde psicológica e prática profissional eficaz, mas prevenir problemas que podem impactar a qualidade e a segurança dos clientes e da prática profissional.
Além de apresentar uma checklist com sinais de alerta, o manual enumera os pilares do autocuidado e ajuda a estabelecer um plano pessoal de autocuidado.
Pode consultar o documento completo neste link:
https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/opp_manualdeautocuidadoparapsicologos.pdf