“É possível poupar muito dinheiro no crédito habitação”

A DS Intermediários de Crédito de Joane, em Vila Nova de Famalicão, ainda não completou um ano de existência, mas posiciona-se já como uma empresa capaz de ajudar os seus clientes a concretizar os seus créditos, sobretudo o crédito habitação. Joaquim Pereira, o diretor desta agência – que assume querer crescer online e poder ajudar pessoas de todo o país – centra a sua entrevista nas dificuldades causadas pela inflação e perda de rendimentos e como podem as famílias e empresas fazer frente às mesmas.

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Quais as vantagens de que os clientes beneficiam, quando trabalham com um intermediário de crédito?

A equipa DS Intermediários de Crédito de Joane foi criada com o objetivo de ajudar os seus clientes em todo o tipo de operações de crédito bancário. Nesse sentido, tenho uma equipa que está em constante formação e que
trabalha todos os dias para estar a par das melhores opções de financiamento que o mercado tem para oferecer nas diferentes instituições bancárias, e nos diversos tipos de financiamento, desde o crédito ao consumo até ao crédito hipotecário, como é o caso do crédito habitação. Este trabalho e este estudo contínuo, dia após dia, permite-nos ter um maior poder de negociação face ao consumidor comum, e consequentemente encontrar a
melhor solução de financiamento face ao que o cliente procura. Prestamos um acompanhamento em todas as
fases do processo, desde a abertura de conta até à Escritura, e isso permite que os nossos clientes se sintam seguros das suas decisões, que o processo seja mais célere, e claro, acima de tudo, que poupem em simultâneo tempo e dinheiro.

Têm protocolos com 12 instituições bancárias. Isso facilita na hora de oferecer várias soluções aos clientes?

Sem dúvida. Os nossos protocolos permitem-nos recolher essas simulações em 48 horas, reunir as propostas mais vantajosas e que vão ao encontro do que o cliente procura, analisar cada uma delas individualmente e em conjunto, perceber os prós e os contras. No final, efetuamos um mapa comparativo que permite ao cliente perceber quais as condições que terá caso opte por cada uma das instituições bancárias que lhe estamos a apresentar.

Qual o impacto que nota no facto de as famílias terem cada vez menos dinheiro disponível e as taxas EURIBOR continuarem a subir, influenciando as prestações da casa?

Apesar de sentirmos que já existe bastante procura e preocupação por parte das famílias em encontrar soluções para a redução de liquidez mensal que enfrentam, existem ainda muitas pessoas que desconhecem que podem renegociar as condições do seu crédito habitação, ou transferi-lo para outra instituição bancária. É possível poupar muito dinheiro no crédito habitação, uma pequena diferença no spread e/ou nas condições e produtos contratados pode gerar uma poupança de centenas de euros por ano. Por outro lado, uma grande parte das pessoas tem esse conhecimento, mas fica reticente, pensa que o nosso trabalho tem um custo associado ou que terá que pagar uma nova escritura, o que não acontece na grande maioria dos casos. É igualmente importante
frisarmos que o nosso trabalho é totalmente gratuito para o cliente.

Quais as dificuldades que existem na contratação do crédito para construção/reconstrução?

No chamado crédito autoconstrução ou reconstrução existem diversas soluções, adaptáveis a cada tipo de
cliente. Por exemplo, os clientes podem financiar-se a 90% para aquisição de um terreno, e nesse mesmo terreno financiarem-se a 90% para a construção da sua habitação. Neste tipo de financiamento, a grande
dificuldade são os aumentos constantes dos materiais, o que dificulta na obtenção de orçamentos e cumprimento dos mesmos.

Como antecipa que 2023 se comporte relativamente às dificuldades de cumprimento das obrigações bancárias?

Sabemos que irá ser um ano atípico. Para as famílias que já estavam sobrecarregadas no orçamento familiar em 2022, este ano será ainda mais difícil conseguirem fazer face a todas as responsabilidades. Aconselho que procurem a ajuda de um profissional especializado na área para reavaliação de todas as suas responsabilidades, e juntos encontrarem a melhor solução, de forma a garantir que continuam a ter capacidade de cumprir os seus
compromissos mensais.