Governo anuncia alívio das medidas de restrição em três fases

0
171
António Costa, Primeiro-Ministro

O Governo esteve hoje reunido, em Conselho de Ministros e no final o primeiro-ministro, António Costa, anunciou ao país as alterações de medidas que ocorrerão.

Em primeiro lugar, as medidas passarão a vigorar de forma igualitária em todo o país e terão início já no primeiro dia do mês de agosto.

No que respeita à restauração, salas de espetáculo e comércio, os estabelecimentos poderão voltar a funcionar no horário normal, com limite de horário de fecho às duas horas da madrugada. O certificado Covid ou o teste negativo continua a ser de apresentação obrigatória para entrar num restaurante ao fim de semana ou ter acesso a qualquer hotel ou alojamento local.

Também a partir do dia 1 de agosto está oficialmente terminado recolher obrigatório e os eventos desportivos passam a poder ter público, ainda que sempre seguindo as orientações da Direção-Geral da Saúde. O teletrabalho passará de obrigatório a recomendado.

Em setembro, terá início uma nova fase, com os transportes públicos a deixarem de ter limite de lotação e casamentos e batizados a poderem ter até 75% da lotação dos espaços preenchida, bem como as salas de espetáculo.

Terminará também a obrigatoriedade do uso de máscara na via pública.

Só em outubro, quando a meta de mais de 85% da população vacinada estiver atingida, é que as discotecas e os bares poderão abrir, com a obrigatoriedade de apresentar o certificado Covid de vacinação ou teste negativo. Nesse momento, os restaurantes poderão regressar à sua lotação total.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here