Como se definem, enquanto grupo de trabalho? O que vos caracteriza?
A Humaze faz parte do grupo Wable, tal como a Onstudio e a Untold. A Humaze é a marca do grupo focada no Branding e na Comunicação. A Onstudio, criada em 2010, é empresa líder na criação de conteúdo digital para o mercado imobiliário e a Untold produtora de vídeos e fotografia. Enquanto grupo de trabalho, caracteriza-nos a forma como criamos relações verdadeiras entre as equipas de trabalho e os nossos clientes. Acreditamos que o nosso know-how é importante para guiar os clientes na estória de cada marca, mas também é fundamental a sua participação ativa, para em conjunto criarmos soluções duradouras e inovadoras.
Quais os desafios, atualmente, para as empresas que vos procuram, considerando que há cada vez mais presença online?
Cada vez mais, o tecido empresarial português compreende que uma marca forte é fundamental para a captação e retenção dos seus clientes. Fatores como sustentabilidade, confiança, fornecimento ético e responsabilidade social são cada vez mais importantes na forma como os consumidores selecionam os seus produtos e serviços. A presença online é muitas vezes a melhor forma para o marketing comunicar não só seus produtos, mas também os valores da empresa. Os novos desafios do Marketing 5.0, vieram também colocar às empresas novas forma de utilizar o potencial das tecnologias avançadas, como a big data, para conhecer os seus clientes, ou a realidade virtual, para vender os seus produtos.
Quando um cliente vos procura, como articulam a vossa proposta de trabalho?
O posicionamento da Humaze está centrado em alavancar negócios de pequenas e médias empresas. Hoje em dia, o customer journey vai para além do site. Desde o conhecimento até à advocacia da marca, todos os canais são importantes para solidificar uma marca e acompanhar o cliente em todo o processo. No entanto, para certos negócios, existem canais mais importantes que outros e isso é o que procuramos descobrir com a análise inicial. Já criámos uma marca que só tem Instagram e funciona bem só com esse canal.
Como gerem a cada vez maior carga de informação e mensagens que circulam na Internet, no sentido de criar algo verdadeiramente diferenciador?
As mensagens de marketing precisam de ser pessoalmente relevantes, alinhadas à situação e aos valores de um indivíduo, em oposição aos dados demográficos, como idade e sexo. Criar uma ligação pessoal e humana em qualquer mensagem comercial requer a definição de segmentos de consumidores, que descrevam as pessoas de acordo com várias dimensões, que influenciam o seu comportamento de compra – desde sua psicografia até características de atitude.
Como caracteriza a presença online das empresas nacionais? A pandemia ajudou a tornar mais importante esta presença e a aumentar a aposta no digital?
Definitivamente. As empresas portuguesas, durante a pandemia, tiveram necessidade urgente de se virarem para o mercado online e para a sua presença nestes canais, mesmo que por vezes de forma pouco pensada. Neste momento, as empresas já ganharam consciência dessa necessidade e já estão a incorporar nos seus planos de marketing, repensar a sua marca, reforçar o online e como este se articula com o offline.
Como antevê o futuro da Humaze?
Com uma incerteza confiante! Por um lado, ainda estamos num momento pós-pandemia com muitas incertezas, seja no campo do custo da energia e matérias-primas ou nas alterações dos padrões de consumo. Por outro lado, temos o nosso rumo bem definido e no qual acreditamos. Queremos estabelecer-nos como uma empresa em que os nossos clientes podem confiar para a criação e comunicação das suas marcas, numa relação a longo prazo.