“Queremos ser referência na manutenção de eletrónica industrial”

Nuno Mateus é o administrador da 3PM, uma empresa pioneira na prestação de serviços de manutenção informática e que, ao longo dos seus mais de 30 anos de existência, adaptou e alargou as suas áreas de atividade para a manutenção de equipamento industrial e para a conceção de projetos de Engenharia, tendo por base a manutenção industrial e a criação de soluções atuais para equipamentos antigos.

0
1717
Nuno Mateus, administrador

A 3PM tem 33 anos de mercado e foi pioneira no desenvolvimento do conceito de “third part maintenance”. 30 anos depois, como vê a evolução deste conceito e a forma como estão posicionados no mercado?

Efetivamente, a 3PM foi pioneira em Portugal na prestação de serviços de manutenção na área da informática, abrangendo qualquer marca e modelo, independentemente do fabricante. A maioria dos fabricantes, no decorrer dos anos, e percebendo o que tinham perdido e o que estava em jogo, acabaram por limitar este tipo de serviço prestado por terceiros. Foi nesta perspetiva que a 3PM se viu forçada a mudar a sua estratégia de negócio para sobreviver. Em 2012, decidimos abrir ao exterior o nosso serviço de reparação, de forma a prestar apoio e dar suporte aos contratos de manutenção, nomeadamente ao sistema de gestão do Despacho Nacional de Energia Elétrica da REN. Em 2015, com a perda do contrato de manutenção que tínhamos com a REN, acabámos por nos focar em exclusivo na reparação de eletrónica industrial ao nível do componente.

Quais os principais serviços que disponibilizam?

A relação de compromisso e confiança permitiu que os nossos clientes nos procurassem não apenas para as reparações de eletrónica e manutenção industrial, mas também para estudarmos soluções alternativas a problemas com que se deparavam na gestão e desempenho das respetivas operações. Foi nesta lógica que a 3PM decidiu investir no desenvolvimento e implementação dos projetos de Engenharia.

Os projetos de Engenharia são também uma base muito importante do vosso trabalho. Gostaria de salientar alguns que, particularmente, se destaquem?

O projeto que mais se destaca, neste momento, é o que estamos a desenvolver no Metro Transportes do Sul (MTS), onde a 3PM, em consórcio com a NOS Comunicações, S.A., se encontra a substituir o sistema de comunicações TETRA por LTE entre o centro de comando (PCC), combinos e paragens, incluindo todos os periféricos (hardware) subjacentes. Outro projeto que se destaca e se encontra numa fase de finalização e validação do protótipo, prende-se com o desenvolvimento de um equipamento modular urbano, o parcómetro, que surge do know-how adquirido no trabalho desenvolvido entre a 3PM e a Vitrus Ambiente Em, S.A., uma empresa municipal integrada no Município de Guimarães. Por último, gostaria de referir um projeto que estamos agora a dar início e se encontra numa fase muito embrionária, que se prende com o desenvolvimento de um sistema de carregadores portátil para veículos elétricos, nomeadamente autocarros que se encontrem em manutenção ou reparação nas oficinas.

A Engenharia dos Transportes e das Smart Cities são dois assuntos-chave para o momento que vivemos. Como pode a 3PM ajudar a desenvolver soluções com vista ao futuro destes dois temas?

Na engenharia dos transportes e industrial, a 3PM tem vindo a desenvolver soluções de integração das tecnologias mais recentes disponíveis no mercado aos sistemas existentes que são, na sua generalidade, bastante antigos, e muitos deles obsoletos e sem continuidade nem suporte por parte dos fabricantes. Como exemplo, destaco o projeto na MTS e os projetos de instalação de novos sistemas de compressão e de conversores auxiliares nos elétricos da Carris. Quanto às Smart Cities, temos estado a trabalhar no desenvolvimento de uma solução que permita melhorar a eficiência dos espaços de estacionamento público e da mobilidade urbana.

Que análise faz do futuro e dos planos existentes a médio prazo, para a 3PM?

Na reparação e manutenção de eletrónica industrial, queremos vir a ser a referência nacional e, para isso, acabámos de investir em novas instalações na Abóboda, ao mesmo tempo que estamos a investir e apostar na área comercial e de assistência técnica. Temos ainda planos para entrar com maior consistência no mercado espanhol da prestação de serviços de reparação e assistência técnica e pretendemos igualmente alargar o âmbito da nossa prestação de serviços no mercado dos transportes ferroviários. No que diz respeito aos projetos de engenharia, continuaremos a cimentar parcerias estratégicas para o desenvolvimento, produção e comercialização de novos produtos, assim como dos produtos já desenvolvidos pela 3PM a nível nacional e, num futuro próximo, também a nível internacional.

www.3pm.pt